Convite de Manel é um autêntico samba de breque, um dos mais belos sub-gêneros do samba. A composição de Walber Jr e Fernando Procópio tem como características a tradicional narrativa irreverente e pausas no instrumental para intervenção declamatória da intérprete.
Tendo como referências Moreira da Silva e Dicró, o samba de breque é uma das vertentes do samba menos gravadas por vozes femininas.
A obra, que tem arranjo assinado por ninguém menos que Paulão 7 Cordas, é um samba sincopado, com sabor de gafieira, violão de seis e sete cordas, trombone, cuíca e nuances que lhe conferem um ar cômico. A música tem ainda um clipe em HQ desenvolvido através de desenhos originais.
Convite de Manel é o sexto single do projeto “A Voz do Suor”, primeiro álbum de estúdio da cantora Dandara Alves, que está sendo lançado single by single no decorrer de 2021.
A obra, lançada em diversas plataformas digitais na última quinta-feira (30), já conquistou o público, tendo em vista a grande aceitação através de comentários pra lá de positivos de quem estava com saudade de um bom samba de breque.