CEIs realizam atividades para aproximar alunos e professores durante a pandemia

- Advertisement -


.

Os Centros de Educação Infantil (CEIs) Cecília Santiago Dias, do bairro Espinheiros, e Henrique Marques, do São Roque, desenvolveram ações para fazer com que os professores estejam mais presentes nas vidas das crianças neste período de pandemia. 

Ao longo desta segunda-feira (20), professores e agentes do CEI Cecília Santiago Dias agendaram com as famílias um horário e realizaram uma ligação exclusiva para cada uma das crianças. Ao todo, foram realizadas 66 vídeos-chamadas. Esse CEI atende 80 crianças do Berçário ao Jardim 2. As demais ligações serão realizadas ao longo desta terça-feira (21).

A ação intitulada “Vídeo ligação para aquecer o coração” teve com principal objetivo fazer com que as crianças se sintam importantes e queridas.

“Estamos desde março em quarentena e o distanciamento social não nos permite estar presencialmente com nossas crianças, brincando, explorando e vivenciando todas as experiências que amamos no nosso CEI. Mas quem foi que disse que para estar junto precisa estar perto? Estamos tendo que nos reinventar neste período e toda a equipe tem abraçado a causa e dado o seu máximo para estar presente na vida dos nossos alunos”, enfatiza a diretora da unidade, Francine Teixeira.

A pequena Alice, da turma do Jardim 1, ficou a manhã inteira comentando que as professoras iriam ligar para ela. Ela pediu que a mãe a arrumasse e durante a vídeo-chamada ficou eufórica. Matou a saudade das professoras, contou algumas novidades e disse esperar revê-las em breve.

“São pequenos gestos, mas que se transformam em grandes momentos! Num período em que tem que haver a distância física, a tecnologia está aí para nos ajudar”, garante a mãe da estudante.

“Observar o brilho nos olhos das crianças, ao verem suas professoras e a diretora do CEI, é muito gratificante e emocionante. Ver que estão bem e que sentem saudades aliviou meu coração”, comenta a professora Odette Jaqueline.

“Ao iniciar a ligação, o coração batia forte, não sei explicar. Era um misto de emoção e alegria. Ao ver o rosto e ouvir a voz de cada criança, não contive a emoção, as lágrimas correram pelo meu rosto”, lembra a agente educacional Juliana Graciete. 

CEI Henrique Marques
Já no CEI Henrique Marques, do bairro São Roque, a professora Laís Francelino e as agentes Lilian Delazir Bento e Rosana Moura Bonfim, das turmas do Berçário I e II, realizaram caixas sensoriais e entregaram para cada uma das dez crianças. Os cubos, compostos por fitas coloridas, plástico bolha e fotos dos amigos e dos professores do centro educacional, foi uma forma encontrada para aproximar os profissionais do CEI das famílias e alunos.

“Com essa caixa sensorial, os alunos puderam se reconhecer nas fotos e reconhecer os amigos, sem perder o vínculo de grupo. Através dela também foi possível desenvolver a linguagem oral e a coordenação motora das crianças”, afirma a professora Laís.

“As famílias socializaram que as crianças adoraram! Andam com o cubo pela casa, apontando os amigos, sorrindo, dando beijos, demonstrando carinho e afetividade”, comemora a diretora da unidade, Renata Coelho Buchele.  

- Advertisement -
Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News

https://www.bc.sc.gov.br/

Isso vai fechar em 20 segundos