ODONTOLOGIA: ESTAMOS EM 2024 E TUDO TEM MUDADO EM RITMO ACELERADO

A tecnologia chegou e tem transformado nosso dia a dia. Sim, na odontologia não poderia ser diferente. Novos recursos em equipamentos e técnicasclínicas têm garantido confiabilidade e previsibilidade aos tratamentos odontológicos.

Chuva intensa e volumosa foi registrada na madrugada desta quinta-feira (23) no litoral de SC

- Advertisement -

Entre o final da noite de quarta (22) e a madrugada de quinta-feira (23), o litoral catarinense — em especial o Baixo Vale do Itajaí e no Extremo Sul do estado —  registrou chuva intensa e volumosa, em curto intervalo de tempo. Os acumulados de chuva passaram dos 100 mm, com as cidades mais atingidas sendo: Timbé do Sul, Itapema, Camboriú, Porto Belo, Itajaí e Ilhota. Diversas ocorrências foram registradas, como alagamentos generalizados, enxurradas e deslizamentos de terra, como relatado no grupo dos COREDECS por imagens e vídeos:

Imagens: Ocorrências registradas na madrugada desta quinta-feira (23), em (a) Porto Belo, (b) Itapema, (c) Ilhota, (d) Bal. Barra do Sul, (e) Timbé e (f) Camboriú. Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina.

Um sistema de alta pressão, que manteve ventos úmidos sendo deslocados do oceano em direção a costa de Santa Catarina, além do relevo e de instabilidades atmosféricas foram fatores fundamentais para a intensificação das chuvas na região do Baixo Vale do Itajaí, especificamente na região de Itajaí e Itapema. Nestas cidades, como pode ser observado a seguir, os acumulados de chuva ultrapassaram os 130 mm em 6 horas (ver tabela abaixo).

Figura: Maiores volumes de chuva registrados em Santa Catarina. Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina.

Os modelos meteorológicos identificaram a condição de chuva, entretanto os acumulados foram bastante subestimados. Na manhã de quarta-feira (22), foi emitido um Aviso Meteorológico indicando risco baixo a moderado para ocorrências associadas a temporais e chuva pontualmente intensa (clique para ver aviso). Mais próximo aos eventos, as chuvas volumosas foram detectadas pelos radares e estações meteorológicas e os alertas de risco de temporais, alagamentos, enxurradas e deslizamentos foram emitidos para a população.

Nas próximas horas, seguem as condições para pancadas de chuva na região, que podem ocorrer na forma de temporais isolados acompanhados de chuva pontualmente intensa, principalmente entre o final da tarde e na noite desta quinta-feira (23).

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News

Isso vai fechar em 20 segundos