
REGISTROS SÃO DE OCORRÊNCIAS EM ALTOS VOLUMES
O governador Jorginho Mello esteve na sede da Secretaria da Proteção e Defesa Civil neste sábado, 18, para atualizar as informações junto ao secretário Fabiano de Souza sobre as chuvas que atingem o estado de Santa Catarina. O governador acompanhou com os técnicos da pasta os últimos dados sobre os volumes e as ocorrências nos municípios. Rio do Sul registrou alagamentos em alguns bairros e já providenciou abertura de abrigos. A partir de hoje, domingo, 19, a previsão de tempo indica uma diminuição de intensidade.
– Estou aqui acompanhando os modelos meteorológicos que fazem as previsões, estamos monitorando as chuvas e identificando os maiores volumes para que possamos avisar e proteger a nossa população. Isso faz parte da proteção que queremos oferecer às pessoas. Quero parabenizar mais uma vez a equipe da Proteção e Defesa Civil, comandada pelo coronel Fabiano de Souza, pois é uma equipe dedicada, inteligente e está preparada para avisar com antecedência sobre o que vai acontecer – enfatizou o governador.
De acordo com o Monitoramento Meteorológico da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, a tarde de sábado, 18, foi de chuva em todas as regiões, ocorrendo com maior intensidade entre o Meio-Oeste, Planalto Sul e trechos do Alto e Médio Vale do Itajaí, Litoral Sul e Grande Florianópolis.
Nas últimas 24 horas os maiores acumulados ficaram em 166.7 mm em Vidal Ramos, 144.5 mm em Rio do Sul, 144.3 mm em Lontras e 142.2 mm em Botuverá. A tendência é que até o final da madrugada os acumulados nas regiões superem volumes de 30 mm a 50 mm, podendo ainda ser maiores. Confira abaixo os acumulados de precipitação:

OCORRÊNCIAS NOS MUNICÍPIOS
Desde a última quinta-feira, 16, a equipe da Diretoria de Gestão de Desastres da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC) monitora a aproximação de chuvas persistentes e volumosas, apresentando risco moderado a alto de ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, enchentes, deslizamentos e inundações.
RIO DO SUL: município registra alagamentos pontuais. Há informações de transbordamento de ribeirão nos bairros Barra do Trombudo, Taboão, Valada São Paulo, Ribeirão do Tigre e Ribeirão Matador. Os bairros mais atingidos por alagamentos até o momento foram: Santa Rita, Canoas, Bela Aliança e Taboão. Houve uma queda de muro no Bairro Barragem colocando uma residência em risco. Até o momento seis abrigos foram abertos. Confira abaixo os abrigos abertos:
– Salão da igreja da comunidade Nossa Senhora do Rosário, no bairro Taboão;
– Salão da igreja da comunidade São Sebastião, no bairro Bela Aliança;
– Salão da comunidade evangélica Luterana, no bairro Bela Aliança;
– Sociedade Atiradores, no bairro Bela Aliança;
– Sede do Lions Clube, no bairro Progresso;
– Salão da comunidade São José Operário, no bairro Laranjeiras.
FLORIANÓPOLIS: As chuvas da madrugada deste sábado, 18, alagaram a obra de um hotel no bairro de Canasvieiras, causando danos no muro de divisa entre edificações e vazamento de gás. Os Bombeiros Militares foram acionados e as pessoas que estavam no hotel foram realocadas em outro local pelo proprietário, sem maiores danos.
BLUMENAU: informa ocorrências pontuais, como queda de árvores e alagamentos devido um entupimento na rede pluvial.
APIÚNA: Com as chuvas deste sábado, houve registro de queda de barreira em uma residência, sem feridos. A residência foi evacuada. Há também registro de alagamento de duas estradas no interior do município.
BOTUVERÁ: informações sobre queda de barreiras e alagamentos.
PREVISÃO DE TEMPO

Nas próximas horas, especialmente entre a noite de sábado, 18, e madrugada de domingo, 19, a frente estacionária avançou para o Norte como frente fria. Assim as chuvas ocorrem de forma moderada a forte em áreas do Centro e Norte de Santa Catarina, incluindo Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Planalto Norte e Litoral Norte. O risco vai de moderado a alto, para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas e deslizamentos.
As temperaturas seguem baixas, variando entre 5°C e 12°C na Serra e entre 10°C e 16°C na maioria das regiões, com exceção de pontos do Meio-Oeste e Planalto Norte, onde variam entre 15°C e 18°C. Os ventos apresentam fraca intensidade, sem direção predominante.
A partir do final da madrugada de domingo, 19, a frente fria começou a se afastar em direção ao Paraná e ao oceano, com a chuva perdendo intensidade. O céu permanece fechado no período da manhã e não se descarta a possibilidade de chuva fraca ou garoa principalmente nas regiões entre o Vale do Itajaí, o Litoral Norte e a região da Grande Florianópolis. Já amanhã, segunda-feira, dia 20, a previsão é de sol e tempo firme em todas as regiões catarinenses.
CONDIÇÕES HIDROLÓGICAS

Ao longo da tarde de sábado, os rios apresentaram elevação nas bacias hidrográficas dos rios Itajaí-Açu, Itajaí-Mirim e Tijucas, devido aos grandes volumes de chuva registrados. Na região do Alto Vale do Itajaí, o nível do rio em Rio do Sul atingiu nível de emergência durante a tarde, devendo seguir em elevação gradual ao longo deste domingo, assim como nos demais municípios da região.
Na bacia do rio Itajaí-Mirim, o nível no município de Vidal Ramos segue em elevação, em nível de atenção. Na região de Brusque, o nível apresenta estabilidade, porém deve voltar a apresentar elevação nas próximas horas. Quanto à bacia hidrográfica do rio Tijucas, o nível do rio no município de São João Batista, deve seguir em elevação gradual ao longo das próximas horas, devido a vazão de montante. Já no município de Nova Trento, o rio atingiu nível próximo a 4 metros e apresenta tendência de recessão ao longo da tarde.
Figura 2: Tabela atualizada com os níveis dos rios às 17h. Fonte: SDC.
RECOMENDAÇÕES PARA A POPULAÇÃO
- Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas locais nas redes oficiais da SDC;
- Não trafegue em áreas sujeitas a alagamentos;
- Não transite em pontes ou pontilhões submersos;
- Cuidado redobrado com crianças próximas a rios ou ribeirões;
- Reforce a segurança em telhados e estruturas que possam ser afetadas por ventos fortes;
- Evite atividades ao ar livre durante temporais e busque local abrigado;
- Fique atento a inclinação de postes e árvores;
- Fique atento aos movimentos de terra ou rochas próximas a sua residência;
- Fique atento a rachaduras em muros e paredes.
AVISOS E ALERTAS DA SDC
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.
Para receber os avisos e alertas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade ou da localidade que deseja monitorar (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199.
Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento. Além disso, acompanhe diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às atualizações nos modelos meteorológicos no site www.defesacivil.sc.gov.br
Foto: Grasiele Aguiar / SDC
Foto: Prefeitura de Rio do Sul