Prefeito eleito encontrou-se com a imprensa nesta sexta-feira em Camboriú
Na tarde desta sexta-feira (13), o prefeito eleito de Camboriú, Leonel Pavan (PSD) realizou uma coletiva de imprensa na Casa de Madrinha para apresentar os nomes dos secretários que integrarão sua equipe de governo em 2025 e falar sobre o que pretende realizar nos próximos quatro anos.
Acompanhado do vice-prefeito, Jozias da Silva, Pavan detalhou as áreas prioritárias para a próxima gestão e abordou desafios que considera urgentes para enfrentamento no município.
Entre os temas destacados, o prefeito eleito chamou a atenção para a necessidade de melhorar a infraestrutura da cidade, implementar melhorias no transporte, na área da saúde e do saneamento básico, além de alertar sobre o risco de escassez de água que pode atingir Camboriú e Balneário Camboriú durante a temporada de verão e respondeu perguntas dos jornalistas.
RISCO DE DESABASTECIMENTO
Pavan enfatizou que está muito preocupado com o abastecimento de água, pois o Rio Camboriú está assoreado e que esse problema será uma questão central para resolver com urgência. Ele afirmou que é preciso enfrentar o risco de desabastecimento com medidas estruturais e urgentes, e que é necessário pensar no presente e no futuro das duas cidades. Depois apresentou seu secretariado e teceu duras crpiticas a administradores que não fizeram o que na sua opinião deveriam fazer. Depois de dizer que durante sua gestão pretende revolucionar a trajetória do município, construir pontes, ampliar avenidas, criar pelo menos três distritos industriais, construir novas ligações com Balneário e desenvolver o turismo – que em sua gestão terá um secretário específico – etc., Pavan atacou duramente o prefeito de Balneário Camboriú, dizendo que se faltar água nesta temporada é porque Fabrício de Oliveira não investiu na Emasa, e que se isso vier a ocorrer “ele deveria ser preso” por deixar a população das duas cidades sem o precioso líquido.
PROJETOS ESTRUTURAIS EM FOCO
Ele também mencionou a situação do Parque Linear e do Parque Inundável, apontando que são iniciativas fundamentais para garantir maior segurança hídrica à população no futuro. Segundo Pavan, os projetos estão em fase de revisão, e que o governo buscará acelerar os prazos para o início das obras.
TRIBUTOS E COMBATE À SONEGAÇÃO
Outra frente será a recuperação de impostos atrasados. Pavan destacou que não pretende aumentar a carga tributária municipal, mas reforçou a necessidade de cobrar os valores devidos, especialmente de contribuintes com maior capacidade econômica.
ATRAÇÃO DE EMPRESAS E INVESTIMENTOS
Com foco no desenvolvimento econômico, o futuro prefeito ressaltou a importância de atrair novas empresas para ocupação das áreas disponíveis e condomínios industriais. Disse que pretende estimular ainda mais este setor no município. Além disso, Pavan revelou que há propostas concretas de investidores interessados em projetos específicos, como hotéis e marinas ao longo do Rio Camboriú.
NA SEQUÊNCIA LEONEL PAVAN APRESENTOU OS SECRETÁRIOS QUE FARÃO PARTE DE SEU GOVERNO A PARTIR DE 1º DE JANEIRO DE 2025. SÃO ELES:
Controladoria Geral – Militino Testoni.
Fundação Cultural – Vera Maria Roberto.
Fundação de Esportes – Gilberto Boscato.
Fundação do Meio Ambiente (FUCAM) – Jamili Naiara Pereira de Souza.
Procuradoria-Geral – Vilson Albino.
Secretaria de Administração – Roberto Pereira de Faria.
Secretaria de Agricultura – Eduardo Melo Rebello.
Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Jozias Osmar da Silva.
Secretaria de Educação – Carin Bernardete Krug.
Secretaria de Finanças – Silvioirã dos Santos.
Secretaria de Obras e Serviços Urbanos – José Rodrigues Pereira.
Secretaria de Planejamento Urbano – Alexandre de Souza Metsger.
Secretaria de Proteção e Defesa Civil – Antonio Portella Ribeira.
Secretaria de Saúde – Marco Antônio Ribeiro.
Secretaria de Turismo – Ainor Francisco Lotério.
PARCERIA COM A IMPRENSA
No encerramento do evento, Pavan reforçou o papel estratégico da imprensa no diálogo entre o governo e a sociedade. “A imprensa é fundamental para promover mudanças políticas e sociais. Queremos construir um governo transparente, que escute a população e promova justiça e inclusão, e para isso contamos com o apoio dos meios de comunicação”, concluiu.
FOLHA DO ESTADO PRESENTE
O Portal Folha do Estado participou da entrevista com os repórteres José Avelino Santana, Elias Tenório e Alisson Kanísio. No retorno à base os três comentaram sobre o encontro e foram unânimes em afirmar que Leonel Pavan (nesta importante área de comunicação) começa com o pé direito ao priorizar o setor de informação de seu governo. Com isso, fica o alerta a outros administradores que estarão frente aos demais municípios da região a partir de janeiro, de que é preciso divulgar para que a população fique bem informada sobre tudo que ocorre em suas cidades. Nos dias atuais – como dizia o velho guerreiro Chacrinha – “quem não se comunica se trumbica”. Daí a importância de manter com a imprensa a melhor relação possível, pois queiram ou não a Imprensa é o 4º Poder no Brasil e no Mundo. Informar sobre todos os assuntos é o nosso trabalho!
Por L. Pimentel
Fotos: Molina Orval