PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DESTACA HARMONIA NA RELAÇÃO ENTRE PODERES

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin afirmou nesta quarta-feira (17), que a relação entre os poderes é harmônica e, ao mesmo tempo, agitada no Brasil. Segundo Alckmin, esse cenário decorre do ambiente de diálogo, uma característica do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Com ampla adesão a acordo, Santa Catarina é pioneira na regularização do transporte intermunicipal de passageiros

- Advertisement -


índice 

Um trabalho minucioso e pioneiro capitaneado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) colocou Santa Catarina na vanguarda no que diz respeito à regularização do transporte público intermunicipal de passageiros. Nesta semana, 70 empresas assinaram o acordo com o Ministério Público estadual (MPSC). O processo aconteceu em parceria com Agência Reguladora de Serviços Públicos (Aresc), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf) e Secretaria de Estado da Fazenda, além do próprio MPSC.

“É um marco histórico porque somos o primeiro estado a estar resolvendo de fato esse grande imbróglio que é a regularização do transporte. No Brasil, apenas o Distrito Federal, que territorialmente é bem menor e menos complexo, licitou o serviço”, exalta o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira. 

Vieira explica que todos ganham com a regularização, principalmente o usuário deste serviço, com a garantia de linhas e horários que passam a ser obrigação das empresas. O objetivo também é garantir a operação em rotas não necessariamente lucrativas, mas necessárias à população. Em contrapartida, empresas passam a ter segurança jurídica para trabalhar e regularizarem o fluxo de caixa das operações. 

Depois da assinatura do Termo de Acordo da SIE com o MPSC, em outubro, foram dois meses de ajustes e conversas com representantes das empresas para que se chegasse a esse percentual de adesão. Ao todo, 70 operadoras, que detêm 924 linhas, assinaram o acordo. Algumas companhias que não aderiram, por exemplo, já nem operavam mais, muito embora estivessem credenciadas. Essas linhas fora de operação atualmente serão redistribuídas.

O trabalho de regularização começou em janeiro deste ano, com a decisão de resolver um problema que se arrasta por décadas (confira o quadro abaixo). “Recebemos essa missão do secretário Thiago Vieira e nos antecipamos com proposições concretas de solução à ação movida pelo MPSC que já corria desde 2018”, explica a superintendente de Planejamento e Gestão da SIE, Junia Soares.

Próximos passos

A expectativa é de que o Estado assine um termo de compromisso provisório com as empresas, que terão um prazo de três anos para operar até a definitiva adequação. A etapa seguinte será a implementação da bilhetagem eletrônica, que permitirá à Secretaria obter os dados da operação intermunicipal, necessários à licitação, em 2024. No futuro, por meio da análise dos dados e controles de bilhetagem, será possível adotar com segurança uma política de gratuidade e subsídios.

Vieira explica que o prazo pode até parecer longo, mas afirma que é necessário (tanto é que o acordo é chancelado pelo MPSC) e compara à inércia de outras gestões frente ao problema. 

“Haveria prazo para deixar a ação movida pelo MPSC correr na Justiça e talvez  isso levasse até mais tempo do que o que o acordo estabelece. Mas nós fazemos questão de resolver. Primeiro temos que arrumar a casa, rever toda essa legislação, que é da década de 1980. O trabalho precisa ser bem feito para ser efetivo e quebrar com esse ciclo de anos de irregularidade”, destaca o secretário.

Entenda o contexto histórico e legal do transporte de passageiros em SC: 

1939 – Criado o decreto 14/1939, para regulamentar o trânsito público estadual
1980 – Decreto 12.601/1980 (ainda vigente em 2021) regulamenta a Lei 5.684/1980 e possibilita às operadoras requererem a renovação dos respectivos contratos
1988 – A Constituição Federal de 1988 (artigo 175) passa a responsabilizar o Estado por serviços como o transporte público, diretamente ou por meio de terceiros, nos regimes de concessões ou permissões (via licitação)
1989 – A Constituição Estadual de Santa Catarina converte as delegações anteriores em concessões sem licitação, bem como autoriza a prorrogação dessas
1998 – A Lei 10.824/1998 instituiu o Programa Estadual de Renovação Acelerada de Frota de Ônibus de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros. A chamada Lei do Profrota prorroga os prazos das concessões, passando suas validades, em alguns casos, para os anos de 2011, 2015, 2016 e até 2019
2002 – MPSC ingressa com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI TJSC Nº 2002.006442-0) contra a Lei do PROFROTA
2009 – Tribunal de Justiça de Santa Catarina julga inconstitucional a Lei do PROFROTA
2014 – Criada a Lei Complementar 636/2014, que institui a Região Metropolitana da Grande Florianópolis (RMF) e a SUDERF como autoridade metropolitana
2015 – MPSC instaura Inquérito Civil Nº 06.2015.00008498-2 para apurar a omissão do Estado na realização de licitação para delegar o serviço público de transporte em Santa Catarina
2016 – Tentativa de realização de licitação de algumas linhas (mandado de segurança anula o edital)
2018 – TCE-SC promove auditoria com foco na regularização do transporte na Região Metropolitana da Grande Florianópolis (RLA-14/00193831 TCE -2018)
2018 – MPSC instaura Ação Civil Pública 0900777-18.2018.8.24.0023 (MPSC – 2018) e determina a realização de licitações para a regularização do sistema de transporte intermunicipal de passageiros no Estado, excetuando a Região Metropolitana da Grande Florianópolis.
2019 – Reforma Administrativa: novo modelo de gestão do Estado cria a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, com atribuições do então extinto DETER e atribuiu à ARESC a competência de regulação e fiscalização do transporte (Lei Complementar 741/2019).
2021 – Assinatura do termo de acordo com o Ministério Público de Santa Catarina para a regularização, de forma temporária, da prestação do serviço de transporte público intermunicipal de passageiros até que seja feita a licitação do Sistema.

Mais informações para imprensa:
Bianca Backes
Vanessa Pires
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade
(48) 3664-2008 / 9-84148268
ascom.sie@gmail.com

%MCEPASTEBIN%
Fonte: Governo SC

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News

Isso vai fechar em 20 segundos