No último dia (3/7) a Comissão do Esporte aprovou o projeto de Lei proposto pelo Deputado Federal Antonio Carlos Rodrigues (PL/SP) que busca instituir a Lei Geral do Esporte. Uma das propostas-chave do projeto é a exclusão da responsabilização dos dirigentes das torcidas organizadas, com seu próprio patrimônio, em caso de danos causados por torcedores. Esta medida representa um avanço significativo no cenário esportivo, equilibrando responsabilidades e direitos dos dirigentes das torcidas, promovendo um ambiente esportivo mais seguro e justo para todos os envolvidos. A aprovação desse Projeto de Lei representa um passo importante em direção a uma legislação esportiva mais abrangente e atualizada no Brasil. O Deputado enfatizou que a implementação de mudanças como esta é crucial para o setor esportivo no país.
– Responsabilizar os líderes de torcidas com seu próprio patrimônio trará mais problemas do que benefícios para o esporte. As torcidas e os clubes seguem uma lógica semelhante, independentemente de sua formalidade – declarou o deputado Antonio Carlos Rodrigues.
Assim, em países como Alemanha e Inglaterra, a violência nos estádios precisa ser combatida através do aprimoramento da atuação policial, tanto preventiva quanto repressiva, com o auxílio de monitoramento nos estádios e incentivo à tecnologia, como o reconhecimento facial, para facilitar o controle de acesso e identificação de infratores.
Da Assessoria
FOTO: Natanael Alves