O Jornal Diário, tanto na mídia escrita, como na digital e televisiva ou radiofônica, tornou-se o grande instrumento, da vida democrática, da sociedade e da economia.
A capa de hoje do jornal “A Hora” me induziu a escrever este artigo, já que nos últimos anos, a mídia está se perdendo em noticiar fatos de animais, como se os mesmos fossem prioritários, numa distorção dos interesses maiores da sociedade humana!
Na verdade, a causa de tantas besteiras repousa na formação do Jornalista que por falta de consciência e conhecimento cultural não aprendeu a priorizar o que é informativo e que interessa à comunidade local, regional, estadual, nacional e mundial!
Cabe também a cada Jornalista separar o que é privado e o que deve ser público. Por exemplo, brigas de casais, disputas familiares….e outras questiúnculas do mesmo nível, merecem apenas registro policial quando for o caso de injúria, difamação e que afetem à integridade física ou moral dos disputantes!
Igualmente, cada Jornalista deve saber quando um fato é de interesse local ou de outros níveis sociais, econômicos, políticos ou culturais (=regionais, estaduais, federal, global). Na verdade, a nossa imprensa, em quase todos os níveis e veículos, a cada dia, atinge à mediocridade e torna-se inútil…
Hoje, por exemplo, com muita tristeza, via internet, recebemos a notícia de grave acidente de aviação, que vitimou o grande Jornalista brasileiro Ricardo Boechat e seu piloto. Pela notoriedade do incrível Jornalista e sua luta pela moralização da vida política nacional, vê-se que esse infeliz acidente é fato de notoriedade até Mundial!
Fazer um bom Jornalismo é saber noticiar com precisão os fatos que ocorrem na sociedade, separando sempre o Joio do Trigo, a fim de que não se perca tinta e papel para divulgar o desnecessário!
Ser um bom Jornalista é ter consciência de que o fato deve ser anunciado e publicado, sem nuances ideológicas de qualquer espectro político, mas voltado sempre para a consolidação dos nossos princípios culturais e ideológicos: impessoalidade, liberdade e dignidade humana!
Enfim, ser um Jornalista e fazer um bom Jornalismo, acima de tudo, é não distorcer os acontecimentos, contribuindo sempre com sua ação profissional, para que o nosso País, se torne Feliz e Democrata!