Com objetivo de melhorar a qualidade do abastecimento de água, a Conasa Águas de Itapema está substituindo a antiga Estação de Tratamento de Água (ETA) Areal por uma nova unidade, mais moderna, com capacidade para 110 L/s (litros por segundo).
A substituição tem como objetivo sanar os desafios enfrentados pela estação nos períodos de chuvas intensas, quando o manancial que abastece a estação apresenta níveis de turbidez elevados. Situações como essa, afetam a capacidade de tratabilidade do sistema atual, sendo necessário reduzir da vazão, para que seja mantido o padrão de qualidade da água tratada produzida.
O novo sistema adota um processo de tratamento de ciclo completo, que inclui etapas de mistura rápida, mistura lenta, decantação e filtração. Essas melhorias no processo de tratamento aumentam a eficiência na remoção de impurezas da água antes do processo de filtração, reduzindo significativamente o volume de água tratada utilizada para a retrolavagem dos filtros, resultando em uma otimização da performance operacional, com maior capacidade de tratamento. A obra de implantação da nova ETA está prevista para ser finalizada em dezembro deste ano, marcando um importante avanço para o sistema de abastecimento de água em Itapema.
A ETA Areal é a responsável pelo abastecimento dos bairros Várzea, São Paulinho, Alto São Bento, Casa Branca, Tabuleiro, Sertãozinho, Centro e Canto da Praia de Itapema. Essa modernização é um passo essencial para garantir maior segurança hídrica e qualidade no fornecimento, beneficiando diretamente todos os cidadãos da cidade.
A Companhia Águas de Itapema segue empenhada em investir na melhoria da infraestrutura e na qualidade dos serviços prestados à comunidade, mantendo o compromisso com a população.
Conasa Águas de Itapema realiza obras de melhoria no sistema de abastecimento de água
Devido a necessidade de melhorias no sistema de abastecimento de água, estamos realizando obras de ampliação das redes de distribuição nos bairros: Meia Paria, Centro, Alto São Bento e Morretes
Alguns imprevistos atrasaram o início das obras, tais como a finalização dos projetos, entrega dos materiais e índices pluviométricos elevados.
Entretanto a quantidade de equipes terceirizadas foram ajustadas para que o cronograma de execução dos 5.774 m de redes não exceda o período que antecede a temporada, não causando maiores transtornos no trânsito