DEFESA CIVIL ALERTA PARA VOLUMES ALTOS DE CHUVA NO RS

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu na noite de terça-feira (21) um novo alerta para chuvas intensas no estado, com volumes que podem ficar entre 120 mm e 150 mm na metade sul do estado para os próximos dois dias. 

Conasa é apoiadora de ações ambientais do Sertões 2023

- Advertisement -

A Conasa Infraestrutura, presente em várias regiões do Brasil com operações de concessão de saneamento, iluminação pública e rodovias, será apoiadora de ações ambientais do Sertões 2023, o maior rally das Américas, que acontece de 11 a 19 de agosto em três estados do Nordeste: Pernambuco, Bahia e Ceará.

A iniciativa engloba a destinação correta de resíduos produzidos no trajeto, ações de educação ambiental em escolas e doação de filtros de tratamento da água para famílias sem saneamento durante o percurso da prova, num total de 3.800km.

Gestão de Resíduos

A gestão de resíduos acontecerá nas Vilas Sertões, nas cidades de Petrolina, Crato, Sobral, Cruz e na Praia do Preá, e será realizada com a participação das cooperativas locais.

Além de proporcionar a destinação correta de todos os resíduos recicláveis e comuns, a ação vai proporcionar geração de renda para as comunidades.

Doação de centrais de distribuição de água

Duas escolas públicas, localizadas em Petrolina e em Cruz/Preá, foram selecionadas para receberem centrais de distribuição de água com tecnologia da startup de impacto social Água Camelo para filtragem da água.

As escolas foram escolhidas de acordo com critérios relacionados à necessidade de saneamento e ainda receberão palestras sobre a importância da gestão de resíduos e treinamento para a implantação de hortas pedagógicas e orgânicas, ministradas pela equipe da Eccaplan – Consultoria de Sustentabilidade.

Construção e doação de filtros de água

Já as famílias, localizadas em áreas rurais sem saneamento, em Petrolina, Raso da Catarina, Crato, Camocim e Preá, receberão um total de 250 filtros de água desenvolvidos pela Conasa. Eles são compostos de dois baldes atóxicos de 10 litros, torneira e vela de filtro tradicional.

Além da manutenção facilitada, o modelo é facilmente replicável. Junto com os filtros, as famílias recebem cartilhas explicativas sobre a importância do consumo da água tratada, alerta às doenças relacionadas à falta de saneamento e o passo-a-passo para a limpeza da caixa d’água.

 

 

 

 

 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News