A Conasa Águas de Itapema está entre as empresas do setor reconhecidas pela categoria “As melhores em gestão no saneamento ambiental”. A companhia recebeu, por dois anos consecutivos (2017 e 2018), o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) outorgado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), considerado o mais importante do setor na América Latina na avaliação da implantação de boas práticas na gestão do saneamento. Em atividade desde 2004, a concessionária já investiu mais de R$ 140 milhões no saneamento básico em Itapema, proporcionando 100% de água tratada e 74% de rede de esgoto à população local.
CERTIFICAÇÕES GARANTEM PADRONIZAÇÃO E QUALIDADE OPERACIONAL
Os serviços realizados pela CONASA Águas de Itapema estão respaldados na portaria 430/2011 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e na Lei Estadual 14.675/2009 para o lançamento da água do tratamento do esgoto em corpos hídricos. A Companhia possui Sistema Integrado de Gestão baseado na NBR ISO 9001, o que determina a execução sistemática de padrões de qualidade para todos os procedimentos operacionais. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Itapema possui alta performance de operação, atingindo regularmente os padrões exigidos pelas normatizações de qualidade e segurança.
INVESTIMENTOS DA CONASA ELEVARAM ITAPEMA A PATAMAR DIFERENCIAL NO TRATAMENTO DE ESGOTO
Segundo o Instituto Trata Brasil, atualmente, mais de 100 milhões de brasileiros não têm acesso à coleta de esgoto e apenas 44,92% dos esgotos produzidos no país são tratados. Quando a Conasa começou a atuar em Itapema, em julho de 2004, o índice de tratamento de esgoto na cidade era de 0%. Nestes 14 anos e meio, a cidade já conta com 74% de coleta e tratamento e deverá chegar a 90% até 2020 com mais investimentos já anunciados pela Companhia.
Neste período, de quase uma década e meia, Itapema registrou uma das maiores taxas de crescimento populacional no Brasil. Hoje são mais de 60 mil habitantes fixos e mais de 500 mil turistas durante as temporadas de verão. Os investimentos nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário elevou o município a um patamar diferencial de serviços de saneamento básico de Santa Catarina e no Brasil.
MELHORIAS SÃO CRESCENTES NA QUALIDADE DE VIDA E NO MEIO AMBIENTE
Os investimentos realizados possibilitaram que a vazão de água em Itapema, que era de 141 litros por segundo no início das operações da Conasa em 2004, saltasse para 573 litros por segundo. A capacidade de produção total da cidade nas Estações e Tratamento de Água é hoje de 50 milhões de litros dia e a reservação de água tratada superior a 9 milhões de litros. A lagoa de reservação de água bruta, um grande diferencial para Itapema construída pela Conasa, conta com capacidade de 290 milhões de litros.
A chegada da Companhia também proporcionou a realização de uma das demandas mais aguardadas pela comunidade local. A coleta e o tratamento do esgoto, inexistentes, receberam investimentos em instalações de redes coletoras, interceptores, emissários e estações elevatórias, culminando com a construção da Estação de Tratamento de Esgoto em 2007. Os investimentos garantiram a melhoria crescente na qualidade de vida dos habitantes de Itapema e do meio ambiente, projetaram a cidade como destino turístico e impulsionaram a economia local.