BRASIL REGULA ABATE E PROCESSAMENTO DE ANIMAIS PARA MERCADO RELIGIOSO

A diversidade religiosa no Brasil é refletida diretamente na alimentação e no consumo da população, que, somadas à expansão das exportações de produtos de origem animal para países asiáticos, criaram um mercado específico e cheio de potencial: o do abate religioso de animais para o açougue.

Conasa faz ação resíduo zero durante Sertões BRB e doação de filtros de água potável para comunidade quilombola

- Advertisement -

Evento esportivo comemorou os 30 anos dos Sertões e o bicentenário da Independência do Brasil com o maior roteiro da história

A Conasa, holding de infraestrutura com operações em saneamento, iluminação pública e rodovias nas cinco regiões do país, realizou duas ações de sustentabilidade ambiental durante o Sertões BRB realizado de 26 de agosto a 10 de setembro. A empresa foi patrocinadora da Gestão de Resíduos na Vila dos Sertões, em Palmas/TO, ação que gerou renda para a comunidade local por meio do trabalho com cooperativas, e realizou a entrega de 65 filtros purificadores de água aos moradores da Comunidade Quilombola Boa Esperança, localizada no município de Mateiros/TO.

Os filtros foram montados pelos colaboradores da Conasa, compostos de dois baldes atóxicos de 10 litros, torneira e uma vela de filtro tradicional para o tratamento da água destinada à ingestão e cozimento de alimentos. Os materiais de composição do filtro foram escolhidos para que pudessem ser replicados, sendo encontrados em lojas de materiais de construção. A iniciativa contou com o apoio da organização dos Sertões BRB.

“Ficamos muito felizes com a parceria com a Conasa para a edição de 30 anos dos Sertões BRB. Somos um evento carbono zero e essa foi mais uma ação que mostra a nossa preocupação com o impacto ambiental e com a intenção de deixar um legado pelas cidades onde passamos, uma marca positiva para as cidades anfitriãs. O palco do Sertões é o Brasil e nada mais especial que essa ação que a Conasa se propôs a realizar para melhorar a qualidade de vida de uma comunidade quilombola”, destaca Leonora Guedes, diretora executiva do Sertões BRB.

Conscientização coletiva

A Comunidade Quilombola de Boa Esperança não possui saneamento, e a água consumida e utilizada pelos moradores provém do Córrego Boa Esperança, de córregos adjacentes menores e de um poço artesiano. O uso do filtro de água será um ativo importante para a saúde da população. Eles contém um adesivo com explicações sobre a limpeza e troca periódica da vela para a manutenção da qualidade da água potável.

Junto com o filtro, as famílias receberam uma cartilha com informações sobre a importância do consumo da água tratada, alerta às doenças relacionadas à falta de saneamento e o passo-a-passo para a limpeza da caixa d’água. “Além da doação do filtro destinado a potabilidade da água para todas as famílias da comunidade, realizamos uma ação de conscientização sobre a importância do consumo de água tratada, em uma iniciativa social e educacional que contribui com a saúde dos moradores e com a disseminação de conhecimentos sobre cuidados com a água na ingestão e na preparação dos alimentos”, afirmou Mario Marcondes Neto, presidente da Conasa.

 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News

Isso vai fechar em 20 segundos