A 32ª Copa Santiago de Futebol Juvenil começa neste domingo (12) na cidade de Santiago, no interior do Rio Grande do Sul. O tradicional torneio sub-17, reconhecido pela CBF e pela Fifa, reunirá 12 times – oito brasileiros e quatro estrangeiros – até o próximo dia 26 de janeiro. As partidas realizadas às 21h e a final do torneio terão transmissão ao vivo pela TV Brasil, em parceria com a TVE-RS.
É extensa a lista de estrelas que passaram pela Copa Santiago, desde a criação do torneio em 1989. Talentos como Ronaldinho Gaúcho (1996/1977), Vagner Love (2001), Rafael Sobis (2002/2003), Alexandre Pato (2005) e David Luís (2005) brilharam em campo quando ainda eram meninos promissores.
Na edição deste ano a maior participação será de times sub-17 gaúchos: além do Cruzeiro-RS – clube da própria cidade de Santiago que surgiu em 1967, inspirado no Cruzeiro-MG – estão na disputa o atual campeão Grêmio, o Internacional, o São José e o Juventude. O campeonato reunirá ainda Palmeiras e Santos, ambos de São Paulo, e Figueirense, de Santa Catarina. Os demais participantes são estrangeiros: o estreante Albion e o Nacional, ambos do Uruguai; 3 de Febrero, do Paraguai; e Alianza Lima, do Peru.
O torneio prevê quatro fases. A primeira será classificatória, com dois grupos de seis times jogando entre si. Os quatro primeiros colocados em cada chave avançam às quartas de final. Os times vencedores passam às semifinais, e os dois ganhadores disputam a grande final.
No próximo domingo (12), Internacional-RS e 3 de Febrero-PAR se enfrentam pela fase de grupos, às 21h (horário de Brasília), no Estádio Alceu de Carvalho. O jogo terá transmissão ao vivo na TV Brasil.