O Centro Ambulatorial de Triagem (CAT) para Coronavírus de Itajaí registrou um aumento no número de atendimentos nos últimos dias. A demanda na unidade praticamente dobrou, passando de 100 para cerca de 200 atendimentos diários. Quase 10 mil pacientes já foram atendidos no local até esta terça-feira (9) – a maior parte dos usuários é adulta, entre 15 e 59 anos.
> Leia mais notícias sobre Coronavírus
“Com a abertura do comércio e um maior fluxo de pessoas nas ruas, percebemos o aumento significativo nos atendimentos do Centro de Triagem. São pacientes que chegam com alterações respiratórias para avaliação ou que testaram positivo para coronavírus e precisam ser medicados e avaliados. A aplicação de testes rápidos também influenciou no aumento da procura por atendimento”, explica uma das gerentes do CAT, Suzany de Fátima Henchoste Olibone.
O fluxo de pacientes no Centro de Triagem se intensificou a partir do dia 25 de maio, quando os atendimentos saltaram de 100 para 200 por dia. Na segunda-feira (8), o CAT teve o maior número de atendimentos desde sua implantação: foram 364 pessoas. Cerca de 50% dos pacientes atendidos são casos leves, 35% são pacientes em estado moderado e 15% dos usuários são casos graves, que precisam ficar em observação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro Integrado de Saúde (CIS) ou ser encaminhados para hospitais.
“Já tivemos dias em que os 30 leitos de observação da UPA CIS estavam lotados. Esse aumento reforça a importância de as pessoas manterem as medidas de prevenção, o isolamento e distanciamento social, bem como o uso de máscaras. É necessário conscientização e um esforço conjunto entre o Município e a comunidade”, completa Suzany.
Quase 10 mil atendimentos em dois meses
O Centro de Triagem do município foi criado em 21 de março para dar agilidade no atendimento e encaminhamento de casos suspeitos de coronavírus. Na unidade são atendidos pacientes que apresentam sintomas moderados ou graves da doença. Até terça-feira (9), pouco mais de dois meses após a abertura, 9.496 pessoas já tinham sido atendidas no local.
O Centro de Triagem fica junto ao CIS, localizado na avenida Adolfo Konder, 250, no bairro São Vicente. O local, que funciona 24 horas, conta com três locais de triagem separados para idosos acima de 60 anos, crianças até 14 anos e população em geral.
Após dar entrada na unidade, o usuário passa por uma triagem individual com a equipe de saúde e é encaminhado, caso haja necessidade, para atendimento médico. O centro conta com alas de isolamento, leitos para observação, dispensação de medicamentos e sala de medicação. Atualmente, os usuários do serviço, que recebem indicação médica, também são encaminhados para fazer a testagem de diagnóstico do vírus.