Ela foi entrevistada pelo jornalista José Santana noite desta segunda-feira
Procedente de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Gelma Santos veio para Itapema acompanhar a filha que faria um curso de química em uma faculdade da região. Disse que o tempo foi passando, que gostou tanto daqui que acabou ficando. Hoje está completamente enturmada com a cidade e diz: “a nossa é uma cidade maravilhosa”.
Respondendo a uma pergunta do entrevistador, Gelma disse que uma das primeiras coisas que fez quando chegou, foi transferir seu título de eleitor, e explicou: “fiz isso para me tornar uma verdadeira cidadã do lugar”. “Porque, sendo cidadã do município, você passa a receber também os benefícios desse município”. Ela ainda lembrou que todos os benefícios advindos através do governo federal, só são possíveis pelos dados que o município apresenta. “Daí a importância das pessoas se tornarem cidadãs por inteiro”, completou.
GELMA CORRETORA
Depois de transmitir um apelo às pessoas que para cá vieram, para que façam a transferência de seus títulos de eleitores, ela também abordou temas do seu próprio ofício de corretora de imóveis com a seguinte observação: “Itapema é hoje um município muito próspero, conhecido e reconhecido nacionalmente, mas também visado internacionalmente. Com isso, um número maior de pessoas estão vindo para cá, tanto para trabalhar como também para investir”.
A corretora também contou passagens com suas amigas, que antigamente diziam que gostariam de namorar médicos, dentistas, etc… “hoje não, hoje elas querem namorar com um corretor”. Isto porque, corretor é uma profissão que se a pessoa acertar, se for batalhadora, isto acaba rendendo muito dinheiro. Isso, por um lado. Por outro, disse, se não der certo, se não conseguirem realizar as vendas necessárias, as pessoas ficam iludidas. Gelma também explicou que para ser um bom corretor, a pessoa deve ter o CRECI, e não apenas se aventurar sem a necessária documentação. Ela lembrou que o próprio comprador que negocia com pessoas não credenciadas, estão correndo sério risco de um mau negócio, ou até de serem enganadas completamente. “Para evitar esses dissabores, é necessário que haja uma fiscalização eficiente de parte dos órgãos que controlam o setor, como o próprio CRECI, o Ministério Público e até as próprias imobiliárias credenciadas.
A Corretora de Imóveis Gelma Santos, que também é advogada, fez várias ponderações sobre como a advocacia pôde ajudá-la em vários momentos, inclusive podendo contribuir com colegas de profissão em diversas situações.
A MULHER NA POLÍTICA
Mais adiante, o jornalista José Santana, que já foi candidato a vereador em Itapema, abordou com Gelma o tema “a mulher na política”. Em relação a isso, a entrevistada destacou que hoje muitas mulheres já conseguiram seu espaço nessa área, mas que ainda existe um vácuo muito grande. Gelma lembrou que desde os tempos idos, a mulher sempre foi uma ‘ajudadora’ do homem, nada mais que isso. Ainda hoje fica a crença de que a mulher foi feita para ajudar o homem, e isso vem desde quando ela foi criada de uma costela de Adão.
O tempo foi passando, eram criados clubes de homens, e só depois de muito tempo que a mulher foi adquirindo seu espaço. Mesmo assim, ainda hoje muitas mulheres sofrem com essa discriminação. A corretora disse que ainda hoje existe uma restrição muito grande, com parte delas ainda sendo resilientes, submissas, e às vezes comprometidas muito mais do que deveriam para agradar (ou não) seus companheiros. Na política, por exemplo, o homem é mais racional. Já a mulher, ela é mais coração. Daí a necessidade do equilíbrio para que a coisa não desande e todos possam disponibilizar de suas opiniões, porém, dentro do campo democrático.
UMA MULHER NA PRESIDÊNCIA DO LYONS
A partir do dia 13 de junho (mês que vem) a corretora de Imóveis Gelma Santos vai assumir a presidência do Lions Club de Itapema. Ela fez questão de lembrar na entrevista desta segunda-feira, que o Lyons Club é a maior instituição do mundo nas questões de trabalhos sociais. E também, desde 1945, tem uma cadeira na ONU, sendo a única instituição com um assento fixo na Organização das Nações Unidas.
Outros detalhes do clube exemplificados por Gelma. Relembrou que o Lyons Clube foi fundado no dia 10 de Outubro de 1917 e sua primeira convenção foi na cidade texana de Dallas (Texas). Nessa convenção foram criados 22 clubes de Lyons. Em 1929 houve uma ramificação do clube para o Canadá. Em 1925 veio o grande desafio de Ellen Keller, a mulher que convenceu os “leões” a investirem na questão da visão das pessoas (todos conhecem a força que o clube dá, em âmbito mundial a esses problemas). Ellen os convenceu a buscar uma maneira de acabar com a escuridão, com a cegueira das pessoas que enxergavam pouco ou quase nada.
Mas foi somente em 1952 o Lyons Club veio para o Brasil, com seu primeiro clube sendo fundado na cidade do Rio de Janeiro. Hoje o Lions Clube está presente em todos os estados brasileiros.
Gelma destacou o fato de o clube ter sido parceiro de Itapema em todas as questões acima citadas, afirmando que as administrações anteriores sempre colaboraram para esse entrosamento. Mas Gelma também reclamou que até aqui, passados seis meses da atual administração, ainda não conseguiram sentar com o secretário municipal da Saúde para encaminhar os projetos de ajuda, tão necessários para o bom andamento dos trabalhos de saúde na cidade, especialmente das crianças que mais necessitam. O Próprio José Santana fez um apelo durante o Podcast para que Fafá (secretário da Saúde) dê uma atenção ao pessoal do Lions.
Para saber mais detalhes da entrevista, basta acessar este link: https://youtube.com/live/ZfPbbg-UeIM?feature=share
NOTA DA REDAÇÃO:
O Lyons Club é uma das maiores e mais respeitadas organizações de serviço voluntário do mundo, estando presente em mais de 200 países. Fundado em 1917, seu principal objetivo é servir à comunidade, promovendo ações solidárias, educativas, de saúde, cidadania e desenvolvimento social. Sua importância está na capacidade de mobilizar pessoas em prol do bem comum. Por meio de campanhas de arrecadação, doações, mutirões de saúde, apoio a instituições carentes, ações ambientais e programas voltados a jovens e idosos, o Lyons contribui de forma direta para a melhoria da qualidade de vida nas cidades onde atua. Além disso, o clube valoriza a ética, a liderança e o companheirismo. Seus membros, chamados de “Companheiros Leões”, trabalham de forma voluntária, sem buscar reconhecimento pessoal, o que reforça o espírito de solidariedade e compromisso social. O Lyons também tem forte atuação internacional, sendo parceiro de iniciativas globais em áreas como combate à fome, preservação da visão, apoio a vítimas de desastres e incentivo à educação. Portanto, o Lyons Club (ou Lions Clube em português) é um verdadeiro pilar da cidadania ativa e do voluntariado organizado, fazendo diferença onde há necessidade e promovendo esperança para um mundo melhor. (L. Pimentel).

















