Chapecó, 16/07/2020, quinta-feira – Os professores da área cultural de Chapecó e que atuam na Escola de Artes e no Programa Arte Cidadã participaram da Semana de Reflexões – Formação Online da SECUL – Secretaria de Cultura, que aconteceu entre os dias 14 e 16 de julho. É uma semana para refletir sobre a importância, função social e humana da arte e da cultura (música, teatro, dança e artes visuais) nos tempos de pandemia.
Participam da formação mais de 60 pessoas, entre palestrantes parceiros, professores dos espaços de formação da Secul, equipe administrativa e estagiários, além de servidores de outros setores da cultura. “Estamos nos fortalecendo entre si enquanto profissionais frente aos desafios, dificuldades e oportunidades que o ensino remoto vem nos mostrando”.
A formação online promove troca de experiências entre programas sociais, institutos e escolas de artes. Foram parceiros da formação a Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Cultura, o Instituto Bacarrelli de São Paulo, o programa Cultura em Cena da Unoesc, o curso de Psicologia da Unochapecó, a Associação Orquestrando Arte de Santa Maria e o instituto cultural de São Loureço do Oeste.Na programação, diversas palestras:
- “A atuação docente em situações de emergências humanitárias: possibilidades e desafios”, com a professora Maria Carolina da Silveira Moesch;
- “A arte em tempos de pandemia”, com o professor Leonardo Dlugokenski;
- “Experiências em coordenação e música”, com o professor Pedro Visockas;
- “O social de mãos dadas com a arte”, com as professoras Mirian de Agostini Machado e Elen Janine Ortiz;
- “Sociologia na Educação Musical”, com o professor Roveli Bichels;
- “Gerenciando suas emoções em tempos de pandemia”, com a professora Idiane Turra Tuni.