Problemas no MDB navegantino ganha contorno de crise institucional
O clima político no MDB de Navegantes ganhou contornos de crise institucional nesta quarta-feira (21), durante a eleição da nova composição da executiva municipal do partido. O processo, que deveria ser marcado pela legitimidade democrática, acabou gerando polêmica e acusações de irregularidades por parte de lideranças históricas da sigla.
No centro da controvérsia está o atual presidente do diretório, Fredolino Alfredo Bento, conhecido como Lino. Comandando o partido há anos, Lino teria articulado a eleição de seu sucessor ao indicar o ex-vereador Samuel Paganelli para a presidência, mas enfrentou resistência interna. Um grupo expressivo de filiados, insatisfeitos com a condução partidária nos últimos anos, incentivou a candidatura do empresário Joãozinho Matos, da Faculdade Sinergia.
QUESTIONAMENTOS SOBRE A LEGALIDADE DO PROCESSO
A principal denúncia recai sobre uma manobra na composição do colégio eleitoral. Segundo os críticos, o processo previa o voto de 21 membros do diretório, mas Lino teria, de forma unilateral, incluído três delegados do partido – incluindo ele próprio – como votantes. Com isso, teria garantido a possibilidade de votar duas vezes: como membro do diretório e como delegado.
Os outros dois delegados, também indicados por Lino, estariam na mesma condição, o que, segundo opositores, desequilibraria o processo eleitoral. A tentativa de ampliar o colégio eleitoral de forma controversa levou à reação imediata de diversas lideranças do MDB navegantino.
RETIRADA EM PROTESTO
Diante do impasse, quatro ex-presidentes do partido – entre eles o ex-prefeito Deba Cabral, o ex-deputado estadual João Matos, o ex-vereador Joel Couto e o irmão de Lino, Ci – abandonaram o local em protesto. Eles foram acompanhados pelos vereadores Arthur Emílio e Jonas de Souza, por sete membros do diretório e por suplentes.
Além disso, nenhum dos 11 filiados que disputaram as eleições municipais de 2020, como pré-candidatos a vereador, e que atualmente figuram como suplentes pelo MDB. participou da votação, evidenciando o amplo descontentamento com a condução do processo eleitoral interno.
POSSÍVEL INTERVENÇÃO ESTADUAL
Com o esvaziamento do processo e as denúncias de supostas irregularidades, cresce a expectativa de uma manifestação do Diretório Estadual do MDB. Lideranças locais defendem que a instância superior intervenha para garantir a legalidade da escolha e a integridade do partido em Navegantes.
A reportagem solicitou posicionamento oficial do Diretório Estadual e de Fredolino Alfredo Bento, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição. O espaço permanece aberto, conforme assegurado pelo direito de resposta.
—————
Da redação
Por José Santana | Folha do Estado SC




























