CYBERGAECO DEFLAGRA OPERAÇÃO ‘ARTEMIS II’ EM COMBATE AO ARMAZENAMENTO DE MATERIAL DE ABUSO SEXUAL INFANTIL

Operação deflagrada nesta manhã cumpre um mandado de busca e apreensão e o afastamento de sigilo de dados telemáticos

Na manhã desta sexta-feira (16/05), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), por meio do CyberGAECO, em apoio à investigação presidida pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Blumenau, deflagrou a Operação “Artemis II”. Além de proteger os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, a operação objetiva combater o consumo e compartilhamento de pornografia infanto-juvenil, uma vez que essa prática movimenta um mercado perverso de abusos contra vítimas vulneráveis.

Foi cumprido pelo GAECO um mandado de busca e apreensão e um afastamento de sigilo de dados telefônicos e telemáticos. As ordens judiciais requeridas pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Blumenau – a partir de relatório de investigação elaborado pelo CyberGAECO – foram expedidas pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Blumenau.

Na deflagração desta operação, o GAECO conta com o apoio técnico da Polícia Científica de Santa Catarina, com vistas a preservação da cadeia de custódia no tocante as evidências arrecadadas de interesse investigativo. As investigações tramitam sob sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.

COLABORAÇÃO INTERAGÊNCIAS   

A investigação contou com informações apresentadas pela Polícia Federal, por meio da Coordenação de Repressão a Crimes Cibernéticos relacionados a abuso sexual infantil: (CCASI/CGCIBER/DCIBER/PF). Essa parceria ressalta a importância da cooperação entre órgãos e agências, bem como o intercâmbio de informações, para o enfrentamento à prática do crime de compartilhamento e armazenamento de material relacionado a abuso sexual infanto-juvenil.

PERFIL DOS INVESTIGADOS  

O submundo virtual tem se tornado um espaço para práticas ilícitas, como o consumo e compartilhamento de pornografia infanto-juvenil, alimentando um mercado de abusos contra vítimas vulneráveis. Os investigados pela prática desses crimes de pedofilia e contra a dignidade sexual possuem interesse sexual por adolescentes e por crianças de tenra idade, condição que exige extrema cautela, e a prioridade deve ser sempre a proteção das vítimas. Tais crimes exigem duras medidas de repressão, pela gravidade e pelo perigo que representam à sociedade.

COMPROMISSO COM A SEGURANÇA PÚBLICA  

O Ministério Público de Santa Catarina reafirma seu compromisso com a defesa da sociedade. O consumo e compartilhamento de pornografia infanto-juvenil muitas vezes formados por indivíduos que se escondem no pseudo-anonimato da internet, são ameaças graves que merecem atenção especial das forças de segurança.

OPERAÇÃO ARTEMIS II  

O nome foi escolhido em alusão à deusa Artemis que na mitologia grega era conhecida como a deusa da caça, da natureza e da castidade. Também é conhecida como protetora das mulheres, das crianças e dos nascimentos, sendo venerada na Grécia Antiga, com a construção de templos e festivais dedicados a ela.

O GAECO e CyberGAECO 

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) é uma força-tarefa conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina e composta pela Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas. O CyberGAECO é uma força-tarefa especializada, inserida na estrutura do GAECO, que tem o objetivo de identificar, buscar prevenir e reprimir infrações penais praticadas em ambientes virtuais.

———————-

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC.

 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Ultima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
[bws_pdfprint display='pdf']