Defesa Civil alerta: Frente fria e Ciclone Extratropical provocam temporais, ventos fortes e mar agitado em Santa Catarina

Para receber alertas da Defesa Civil no seu celular, envie um SMS com seu CEP para o número 40199

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Balneário Piçarras alerta para vendaval, chuva intensa, raios e queda de granizo em todo o estado ao longo desta sexta-feira (07), conforme Aviso Meteorológico emitido pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil e informações do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD). A formação de um ciclone extratropical entre o litoral do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, em conjunto com uma frente fria, contribui para essas condições adversas.

As instabilidades começam a se formar ainda pela manhã de sexta, nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, ganhando força especialmente à tarde, principalmente no Grande Oeste e nos Planaltos, onde há maior risco de tempestades severas, com possibilidade de volumes expressivos de chuva em curtos períodos, descargas elétricas e granizo. No final do dia, os temporais avançam para a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Durante os eventos, as rajadas de vento podem ultrapassar 90 km/h, chegando inclusive a mais de 100 km/h nas áreas costeiras, conforme alertas de ventos costeiros previstos para a região.

Na madrugada de sábado, o risco de temporais diminui, mas o vento sul se fortalece com intensidade média entre 30 e 40 km/h e rajadas que podem atingir 90 km/h nas áreas litorâneas e serranas, aumentando a agitação marítima, com risco elevado de ressaca, erosão costeira, alagamentos, enxurradas, inundações e deslizamentos em áreas de alta vulnerabilidade.

Entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, o mar fica grosso, com ondas de sudeste entre 3,5 e 4,5 metros, e picos ainda maiores em alto-mar. No Litoral Norte, as ondas variam entre 2,5 e 3,5 metros. A tendência é que a agitação marítima diminua gradativamente ao longo da noite de sábado, conforme o ciclone se afasta da costa.

A Defesa Civil reforça importantes recomendações de autoproteção: nunca atravessar ruas alagadas ou inundadas, observar sinais de movimentação do terreno, como rachaduras, árvores ou postes inclinados, desníveis no solo e barulhos estranhos, e se perceber qualquer sinal de instabilidade, buscar imediatamente um local seguro e avisar a Defesa Civil local e o Corpo de Bombeiros.

Para receber alertas da Defesa Civil no seu celular, enviar um SMS com seu CEP para o número 40199. O número de WhatsApp da Defesa Civil Municipal de Balneário Piçarras (47) 9 9261-4287 (apenas mensagens) também está disponível para contato.

—————————–

Texto: Lyandra Machado

Com informações da Defesa Civil de SC

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Ultima notícia
- Advertisement -
- Advertisement -
[bws_pdfprint display='pdf']
Related News