DEFESA CIVIL ALERTA PARA VOLUMES ALTOS DE CHUVA NO RS

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu na noite de terça-feira (21) um novo alerta para chuvas intensas no estado, com volumes que podem ficar entre 120 mm e 150 mm na metade sul do estado para os próximos dois dias. 

DEFESA CIVIL ALERTA PARA PRIMEIRA ONDA DE FRIO DO ANO EM SC

- Advertisement -

 

SERÁ A PRIMEIRA ONDA DE FRIO DO ANO
A Defesa Civil divulgou na segunda-feira, 17, com a possibilidade de que Santa Catarina passe pela primeira onda de frio de 2023. Inicialmente, uma área de baixa pressão no litoral de SC e RS se afasta em direção ao alto mar, mas segue direcionando o fluxo de ar quente e úmido da região amazônica para SC, o que deixa o dia com muitas nuvens a nublado com pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais bem isolados.

(Foto: Marcelo Camargo)

O risco foi baixo a localmente moderado para ocorrências relacionadas às chuvas e aos temporais na segunda-feira (17). À tarde, as temperaturas máximas chegaram aos 30°C no Litoral Norte, de 26 a 29°C no Vale do Itajaí e de 20 a 25°C nas demais regiões. Ventos com direção de quadrante sul, de fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais (de 40 a 55 km/h), principalmente no litoral.

TERÇA-FEIRA
Contudo, nesta terça-feira, 18, a presença de instabilidades na atmosfera combinadas com o fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica em direção a SC, deixa o dia com variação de nuvens a nublado, com previsão de pancadas de chuva – que podem ser de moderada a forte intensidade em alguns momentos – e com trovoadas, principalmente no centro-norte do estado.

DEFESA CIVIL FAZ ALERTA
O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas às chuvas (como alagamentos ou deslizamentos pontuais). A partir da noite a tendência é de gradual melhora nas condições do tempo nas áreas de divisa com o RS por conta da aproximação de uma área de alta pressão. Amanhecer com temperaturas perto dos 10°C na Serra, de 16 a 20°C no litoral e de 14 a 17°C nas demais áreas. À tarde, por conta da nebulosidade, as máximas não sobem, chegando aos 24°C no Extremo Oeste e não passando dos 22°C nas demais regiões. Ventos com direção variando de sul a leste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

FRIO NA QUARTA-FEIRA


Porém, na quarta-feira, 19, o deslocamento de uma área de baixa pressão pelo litoral do RS deixa o dia com variação de nuvens a nublado. Com pequena chance de chuva fraca, isolada no Planalto e Litoral Sul.
Nas demais regiões, o avanço de uma área de alta pressão (massa de ar frio) favorece um dia com predomínio de sol a poucas nuvens. Ainda, ocasiona um declínio nas temperaturas, com mínimas de 5°C na Serra Catarinense, de 16 a 20°C na faixa litorânea e de 7 a 14°C na maior parte de SC. À tarde, as máximas chegam aos 26°C.

FRIO COMEÇA MOSTRAR A CARA

Por fim, Florianópolis ao Litoral Norte, aos 17°C na Serra e variam de 18 a 25°C nas demais áreas. No decorrer da noite as temperaturas voltam a cair, o que favorece a sensação de frio. Ventos com direção de sul a sudoeste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais (de 40 a 60 km/h).

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News