DEFESA CIVIL CONFIRMA TORNADO NO OESTE ENTRE PASSOS MAIA E PONTE SERRADA

- Advertisement -

Chuvas atingem com força o estado catarinense

De acordo com Nota Meteorológica emitida pela Defesa Civil de Santa Catarina na manhã de hoje, um tornado foi registrado entre os municípios de Ponte Serrada e Passos Maia, no Oeste do estado, na tarde de ontem, dia 2. Os meteorologistas Francine Sacco e Fernando Rafael analisaram as imagens produzidas pelo radar de Chapecó. O tornado foi registrado em uma área de terra próximo à SC-350. Não há registro de feridos.

– É possível observar a formação de um gancho na retaguarda da tempestade, característica associada a células de tempestade com potencial para formação de tornados – explica Francine. Em Passos Maia, foram observados dezenas de eucaliptos tombados e retorcidos e algumas árvores removidas pela raiz.

– Nas imagens que apresentam o campo dos ventos estimados pelo radar, foi observado um padrão de dipolo por volta de 1 km de altura. Isto indica que, nas regiões mais próximas da superfície, os ventos estavam com intensidade muito forte e apresentavam maior rotação. As imagens observadas apresentam assinaturas clássicas da ocorrência de um tornado – assinala o meteorologista Fernando Rafael.

Ainda de acordo com a Nota Meteorológica, as tempestades desta quinta-feira começaram por volta das 15h40, quando as imagens do radar de Chapecó mostravam intensos núcleos de instabilidade avançando pelo Oeste de Santa Catarina.

A chuva e as tempestades foram provocadas pela atuação de uma frente fria na região Sul do Brasil, combinada ao fluxo de calor e umidade que vem do Norte do país. Estas tempestades também causaram danos associados a vendavais e chuvas intensas, com ocorrências de queda de árvores, assim como alagamentos e enxurradas, devido à intensidade da chuva em curto período de tempo.

Por Redação | SECOM  

Foto: Divulgação/Defesa Civil

 

 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News