ITAJAÍ CHEGA AOS 164 ANOS COMO POTÊNCIA DO PRESENTE DE OLHO NO FUTURO

Em comemoração ao aniversário de 164 anos de Itajaí, celebrado neste sábado (15), serão distribuídas cinco mil fatias de bolo à população. O corte do bolo será a partir das 15h, na Praça Vidal Ramos (Marco Zero),

Defesa Civil lança Cartilha de Desastres: A Importância da Prevenção

- Advertisement -


O Município de Itajaí, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, lançou a primeira edição da Cartilha de Desastres: A Importância da Prevenção. A cerimônia foi realizada na tarde desta terça-feira (14), na sede da Defesa Civil, localizada no bairro Cidade Nova. Durante o lançamento também foram apresentados os dois novos projetos do órgão de segurança e proteção para 2022: Rios Monitoramento Ambiental e Despertando para o Amanhã.

“A cartilha preparada pela Defesa Civil de Itajaí contém dicas e procedimentos para ajudar o cidadão a saber o que fazer e como evitar riscos em uma situação de emergência. O material será distribuído para toda população, comércios, escolas”, explica o coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Julcemar Martinho Ferreira. “Os novos projetos para 2022 também ajudarão na conscientização dos moradores sobre os cuidados com o meio ambiente e levarão informações de prevenção para entidades do município”, completa.

Novos projetos

O projeto Rios Monitoramento Ambiental visa realizar a fiscalização dos rios da cidade para conscientizar a população e as empresas da cidade a não jogar lixo e resíduos de forma inadequada. A iniciativa ainda irá monitorar a construção irregular nas regiões ribeirinhas de Itajaí.

Já o Despertando para o Amanhã tem como objetivo promover o estudo do tema “Noções Gerais de Defesa Civil” nas entidades de acolhimento institucional da cidade, como asilos, casas de recuperação, entre outros. A intenção é realizar palestras com todos que fazem parte destas organizações sobre a importância da prevenção e preparação em casos de desastres ou eventos adversos.

“Estas ações demonstram a grande integração entre todos os elos do município. Iniciativas como essa fortalecem toda a nossa região e são extremamente necessários para cada vez mais dar visibilidade e conhecimento para a comunidade sobre o trabalho da Defesa Civil”, ressalta o coordenador regional de proteção e Defesa Civil, Daniel Bazanella Cardoso, que prestigiou o lançamento da cartilha e projetos.

As ações, idealizadas por meio da gerência de prevenção e preparação da Defesa Civil, vão integrar a grade de projetos do órgão em 2022. As novas iniciativas vão se juntar às já realizadas, como o Defesa Civil na Escola e o Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec). A previsão é que os novos projetos comecem a ser colocados em prática em janeiro do próximo ano.

“O trabalho de prevenção precisa do envolvimento também da população, por isso é fundamental a criação desta cartilha e desses dois novos projetos”, destacou o vice-prefeito de Itajaí, Marcelo Sodré.
 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News