Combate continua mas ainda é insuficiente
Na tarde desta quinta-feira, 15, os dados sobre a situação epidemiológica da dengue em Santa Catarina foram atualizados no informe quinzenal. O documento revela que a curva de casos prováveis da doença segue em alta no estado.
Já foram registrados 13.002 casos prováveis de dengue em 175 municípios catarinenses. Os dados mostram um aumento de 654,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, já foram confirmados oito óbitos pela doença (Joinville (05), São Francisco do Sul (01), Araquari (01) e Itajaí (01)), sendo que outras três mortes ainda seguem em investigação nos municípios de Itapiranga, Itapoá e Penha.
Foram identificados 11.471 focos do Aedes aegypti em 207 municípios, sendo que 155 desses são considerados infestados pelo mosquito.
– Estamos trabalhando desde o ano passado em ações de prevenção juntamente com os municípios. Os casos aumentaram em todo o país e nós estamos em alerta. O governo repassou no ano passado R$ 15 milhões aos municípios e nos próximos dias iremos enviar mais R$ 5 milhões para as ações de combate municipais. Além disso, estamos investindo em campanhas publicitárias, mas precisamos que cada cidadão faça a sua parte e elimine os locais com água parada em suas casas e no seu trabalho – destaca a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.
– Ao apresentar febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele é importante procurar por um serviço de saúde para receber informações para tratamento – salienta João Augusto Brancher Fuck, diretor de vigilância epidemiológica de SC.
NOTA DA REDAÇÃO: A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas e outras.
Não esqueça: no momento só existe uma vacina contra a dengue registrada na Anvisa (a Qdenga). Essa vacina ainda não está disponível no SUS, para todos, apenas para as crianças, mas o Ministério da Saúde vem acompanhando os estudos de outras vacinas. Enquanto ainda não há doses para todos, o melhor mesmo é tomarmos todo o cuidado para que o mosquito não prolifere pelos nossos descuidos.