PRÉ-CANDIDATO DO PDT – SUGERE QUE A UNIFICAÇÃO DA OPOSIÇÃO É ESSENCIAL

O advogado Allan Schroeder (na foto com Claudir), um dos pré-candidatos anunciados pelo PDT de Balneário Camboriú para concorrer ao cargo de prefeito, disse que o partido está trabalhando pela unificação das oposições para a escolha de uma chapa única para enfrentar as próximas eleições municipais.

DIA DA CERVEJA: ESPECIALISTA ENSINA TRUQUES PARA APRECIAÇÃO DE UMA BEM GELADA

- Advertisement -

CERVEJA: DICAS PARA BONS BEBEDORES

Hoje, a comemoração é em dobro. Além do fim de semana dobrando a esquina, celebra-se nesta sexta-feira (4) o Dia da Cerveja, um motivo a mais para abrir as torneiras. Para ajudar os cervejeiros de plantão a apreciarem ao máximo a geladona, em casa ou no bar. A especialista Francesca Sanci, autora de “O livro da cerveja”, entrevistada pelo O Globo esclarece as dúvidas mais comuns sobre a bebida que é paixão nacional e dá um glossário para quem quer mergulhar nessa.

Quais os tipos de cerveja favoritos no Brasil?

É inegável a preferência dos brasileiros pelas cervejas Pilsen e as Largers claras e refrescantes, como a American Larger. Já virou cultural. Em segundo lugar, vêm as cervejas de trigo, como Witbier e Weissbier.

O que vem dentro do rótulo?

A cerveja é uma bebida produzida com malte, água e lúpulo, fermentada por leveduras que podem ser adicionadas propositalmente ou não. Além disso, nossa legislação permite a adição dos chamados adjuntos que podem variar de grãos não maltados até ervas e especiarias.

Que aspectos devemos observar nas cervejas?

Normalmente, quando vamos avaliar uma cerveja, prestamos atenção de forma visual, olfativa e gustativa. No visual, vemos cor, turbidez, formação e persistência de espuma. No olfato, percebemos as nuances aromáticas relacionadas aos ingredientes e processos. Já na boca, percebemos os gostos básicos: acidez, dulçor, amargor e salinidade, caso tenha. Além disso, a sensação de boca que pode incluir corpo, carbonatação, cremosidade e por aí vai.

A cerveja deve estar sempre gelada?

Existem temperaturas ideais diferentes para cada estilo de cerveja. A Pilsen é tradicionalmente gelada. Outras mais encorpadas e complexas, evoluem em várias nuances. Para estas, aconselho servir geladas, mas beber aos poucos, para apreciar a evolução do sabor conforme a temperatura aumenta.

Mais ou menos colarinho?

Cada tipo de cerveja tem propriedades diferentes em relação à espuma. A gente tem a percepção de que colarinho é um roubo, mas ele faz parte da cerveja. É que nem o gelo no drink.

Existe um copo ideal?

A utilização de cada copo pode interferir sim na percepção do produto. Os mais bojudos permitem uma degustação mais lenta e analítica de cervejas mais complexas, a exemplo das taças pilsen, muito utilizadas no chope e as tulipas. Um detalhe são as hastes, que ajudam a evitar o contato das mãos com o bojo. Já os copos mais retos vão bem com cervejas refrescantes de aromas sutis — como o campeão das mesas de bar no Brasil, o copo americano.

Quais as tendências no mundo da cerveja?

As bebidas alcoólicas mistas, chamadas ready to drink, são uma tendência mundial. Um exemplo é a Radler, mistura de suco com cerveja. Outra que ainda não chegou na boca do povo, mas vem crescendo entre os apreciadores, é a Catarina Sour, ácida, frutada e refrescante, que se assemelha ao vinho rosé. Internacionalmente, é conhecida um estilo tipicamente brasileiro.

NR: E você, que tipo de cerveja prefere? Não esqueça que hoje é sexta-feira (dia nacional da cerveja), dia de aproveitar para bater um bom papo com os amigos e sorver uma ótima cerveja. Mas não esqueça, se beber, não dirija. Vamos lá?
Sexxxtoooou!!!

Publicado por O Globo — Rio de Janeiro

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News