DIA DAS BRUXAS: DESCUBRA AS ORIGENS E COMO E ONDE COMEMORAR

- Advertisement -

ITAPEMA TAMBÉM TERÁ SUA FESTA DAS BRUXAS

Outubro é um período pra lá de especial. Afinal, é o mês das crianças, e claro, mês do Dia das Bruxas! Apesar de não ser feriado nacional, muitas pessoas têm incorporado a data à sua agenda para participar de festividades com essa temática.
O Halloween, como é conhecido mundialmente, é um feriado típico dos Estados Unidos, em que crianças e adolescentes vestem fantasias divertidas ou assustadoras e batem nas portas dos vizinhos, dizendo: “Doces ou travessuras?”. Para elas, é o maior barato curtir as fantasias e saborear as guloseimas!
Por aqui, são mais comuns as festas, os desfiles e outras formas de celebração. Porém, você sabia que as comemorações do Halloween nem sempre foram assim? Continue conosco e descubra o que é o Dia das Bruxas e onde curtir as festividades!

A ORIGEM DO HALLOWEEN

Não é possível determinar exatamente como e onde o Dia de Halloween começou porque suas origens datam de séculos atrás. Contudo, uma das teorias mais aceitas é a de que ele descende de um festival celta chamado “Samhain”, que significa “final do verão”.
Essa festa começava no dia 31 de outubro e era uma homenagem ao rei dos mortos e também uma comemoração pelo sucesso da colheita daquele ano. Ainda assim, dependendo da região europeia, o significado e o próprio nome da festividade ocorrida nessa data podiam variar muito.
Porém, em meados do século VIII, o Papa Gregório III transformou o dia 1º de novembro no Dia de Todos os Santos, que até então era comemorado em 13 de maio. Essa mudança ocorreu porque o interesse era cristianizar as diversas festas da colheita ao redor da Europa. O dia 31 de outubro, que antecede o Dia de Todos os Santos, foi chamado de Halloween, uma junção do termo “All Hallows’ Eve”, em que as palavras “hallow” e “eve” significam “santo” e “véspera”, respectivamente.

COMO SURGIU O DIA DAS BRUXAS CONFORME O CONHECEMOS HOJE?

O Dia das Bruxas começou a tomar o formato que conhecemos hoje entre os séculos XVI e XIX. As fogueiras, muito importantes na queima do joio no “Samhain”, começaram a simbolizar as almas cristãs no pós-vida. Além disso, era comum ler o futuro durante o Halloween. Outro costume que foi se modificando com o passar dos anos era o de enviar crianças de casa em casa, cantando ou fazendo orações pelas almas dos mortos. Em troca, os donos da casa distribuíam bolos — uma tradição que antecede os famosos doces de Halloween!

E o Dia das Bruxas nas Américas?

O Dia das Bruxas tem suas origens nos povos europeus. Contudo, em meados dos anos 1800, houve grande migração para os Estados Unidos, principalmente de famílias fugindo da fome devastadora na Irlanda.
As primeiras referências ao Dia das Bruxas nos EUA aparecem nesse período. Assim, a festa de Halloween americana une as tradições europeias à própria colheita do país.
O milho, um dos carros-chefes da agricultura norte-americana, acabou se tornando um dos símbolos do dia 31 de outubro. Foi no país também que se criou o hábito de esculpir abóboras.
A tradição de pedir doces ou travessuras nas casas dos vizinhos também surgiu nos EUA e se tornou uma característica da data a partir de 1920. A brincadeira só se popularizou após a Segunda Grande Guerra, quando o racionamento de alimentos chegou ao fim.

Halloween à brasileira: o Dia do Saci

O Dia das Bruxas, que é um feriado nos EUA, se popularizou e se espalhou por vários países americanos. Porém, o Dia das Bruxas no Brasil não possui as mesmas tradições do Hemisfério Norte. Aqui, é mais comum aproveitar a data para participar de festas à fantasia e eventos temáticos. Além disso, em 2003, o dia 31 de outubro foi denominado “Dia do Saci”, com base no Projeto de Lei nº 2.762. Essa ação tinha como objetivo afirmar o folclore brasileiro, homenageando um dos personagens mais conhecidos da nossa cultura.

O HALLOWEEN EM ITAPEMA

Por aqui será a Festa do Halloween da Cultura que todos podem participar. Basta colocar sua fantasia adequada e comparecer a partir das 19 horas no Espaço Cultural Nelson Santos e se divertir a vontade em mais uma Festa das Bruxas. Vai ser show! Mas muito cuidado com elas… pra não ter que deixar a festa montado numa varroura! Ah! E não esqueçam: aqui em Itapema também haverá o concurso de fantasias Infantil e Adulto. Não nos foi informado, mas também deverá ter vários doces a serem distribuídos para as crianças. Por isso ir caracterizado é muito importante.
O Halloween será no Espaço Cultural a partir das 19h e contará com o tradicional concurso de fantasias nas categorias infantil e adulto. Quem aí já está preparado? 👻

 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News