TEMPORAIS CAUSAM 10 MORTES NO RS; 21 PESSOAS ESTÃO DESAPARECIDAS

Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul já deixaram dez mortos e 21 pessoas desaparecidas. De acordo com balanço divulgado pela Defesa Civil do estado, na manhã desta quarta-feira (1º), 104 municípios foram afetados, 1.431 pessoas estão desalojadas e 1.145 foram levadas para abrigos.

DIA DE REIS: DIA DO TERNO DE REIS CELEBRA MÚSICA, RELIGIÃO E CULTURA

- Advertisement -

Hoje, dia 6 de janeiro é o Dia de Reis. Dia de celebrar a música, a religião e a cultura

Neste sábado, 6 de janeiro, é celebrado, em Santa Catarina, o Dia do Terno de Reis. A tradição de cantar aos reis chegou com os açorianos no século 18 e continua muito presente em todo Litoral catarinense. É uma manifestação cultural religiosa festiva, classificada como folclore, no intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos que partiram à procura do menino Jesus, para prestar-lhe homenagens e dar-lhe presentes.

O festejo consiste em grupos de músicos e cantadores que percorrem as ruas e casas das cidades cantando e tocando músicas natalinas. Também, na mesma data, é celebrado o Dia dos Reis, em que marca a visita dos Reis Magos ao menino Jesus. Assim, no Brasil, é o momento em que são retiradas as decorações natalinas.

Antigamente, um grupo de músicos percorria as casas das comunidades performando canções sobre a jornada dos Três Reis Magos. Atualmente, as apresentações deixaram de ser particulares e passaram a ser realizadas em eventos de várias cidades catarinenses.

Além de ser um marco para os simpatizantes da religião católica, a celebração é um momento para aproveitar as músicas animadas e o clima festivo. Algumas cidades como Camboriú, Itajaí, Florianópolis e Içara celebram, anualmente, o Dia do Terno dos Reis, momento muito aguardado pelos moradores.

HISTÓRICO

O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de “alguns magos do oriente” (Mateus 2:1) que, segundo o hagiológio, foram três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como “Noite de Reis”.

A data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu-os nos santos MelchiorGaspar e Baltazar. Nessa data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios – sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.

No Brasil e especificamente em Santa Catarina, o Dia de Reis é uma data comemorativa, presente no calendário litúrgico da Igreja Católica, celebrada no dia 6 de janeiro. Repetindo: essa data celebra a aparição dos reis magos ao local de nascimento de Jesus Cristo com o objetivo de prestar-lhe culto e ofertar-lhe presentes. A Folia de Reis, ou Festa de Santo Reis, tradicional da cultura brasileira é realizada entre 24 de dezembro e 06 de janeiro. É uma das festas mais comemoradas no Brasil e faz parte do folclore do país.

AS TRADIÇÕES

Em Portugal e na Galiza, o bolo-rei ou bolo de Reis possui grande tradição e é confeccionado com um brinde e uma fava. A pessoa que encontra a fava deve trazer o bolo de Reis no ano seguinte. Por todo o país, as pessoas costumam «cantar as janeiras», «cantar os Reis» ou as «reisadas», de porta em porta. São convidadas a entrar para o interior das casas, sendo-lhes oferecidas pequenas refeições como doces, salgados, charcutarias, vinhos, etc. Nesse dia eram também muito comuns os autos dos Reis Magos, peças de teatro popular.

No Brasil, geminado culturalmente com Portugal, esta tradição tem muito do que se faz no país do velho continente. A festa é comemorada com doces e comidas típicas das regiões e até o ano de 1967, era um feriado nacional por ser considerado dia santo. Sob uma nova legislação sobre o tema, o Dia de Reis e outras comemorações católicas deixaram de existir no calendário de feriados oficiais. Há ainda festivais com as Companhias de Reis (grupo de músicos e dançarinos) que cantam músicas referentes ao evento, as conhecidas festas da Folia de Reis.

Em alguns países, como Espanha, é estimulada entre as crianças a tradição de se deixar sapatos na janela com capim antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos possam se alimentar e retomar viagem. Em troca, os Reis magos deixariam doces que as crianças encontram no lugar do capim após acordar. A tradição também consiste em comer o Bolo de Reis.

Na França e em Quebec (no Canadá), come-seGalette des Rois (Bolo de Reis – FOTO ACIMA), que contém um brinde no seu interior. O bolo vem acompanhado de uma coroa de papel e quem encontrar o brinde na sua fatia, será coroado e terá de oferecer o bolo no ano seguinte.

 

 

 

 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conasa

Isso vai fechar em 21 segundos

Isso vai fechar em 20 segundos