No dia 7 de abril comemoramos o Dia Mundial da Saúde. O tratamento da água e do esgoto está totalmente relacionado aos cuidados com a saúde pública. Investir na qualidade da água e na coleta e tratamento adequado do esgoto traz reflexo direto na diminuição de doenças e no aumento da qualidade de vida, o que impacta nos índices de educação, produtividade e desenvolvimento econômico.
Benefícios
Quando não há acesso à água tratada, a população fica exposta a diversos vírus e bactérias transmissores de doenças como diarreia, hepatite A, verminoses, micoses de pele, entre outras. Já a falta de coleta e tratamento do esgoto expõem a população a micro-organismos causadores de doenças que se desenvolvem em ambientes insalubres. Por isso, imóveis localizados em bairros que ainda não contem com rede coletora, precisam instalar a fossa séptica com filtros sumidouros para que o tratamento sanitário primário seja realizado. O despejo clandestino de esgoto em rios, córregos, lagos ou mar é proibido.
Impacto no meio ambiente
Quando rios ou córregos sofrem alguma contaminação, o impacto na sobrevivência de várias espécies da cadeia alimentar pode afetar um ecossistema inteiro. Para a população, isso pode significar um surto de doenças ou uma infestação de insetos ou pragas, por exemplo. A degradação ambiental é um dos impactos mais visíveis da falta de saneamento. Segundo estudos do Instituto Trata Brasil, todos os dias, 3.500 piscinas olímpicas de esgotos são despejadas em cursos d’água pelas 100 maiores cidades brasileiras.
Saneamento em Itapema
Ranking recente publicado pelo Instituto Trata Brasil mostrou que o percentual de abastecimento de água tratada nas 20 maiores cidades do país mais bem colocadas na pesquisa, atinge 99,63% da população urbana. Em Itapema 100%, da população da cidade tem acesso à água potável. Os números do levantamento ainda apontam que quase 35 milhões de brasileiros não possuem água tratada e 100 milhões não têm acesso à coleta de esgoto. Em Itapema, praticamente 90% da população da cidade conta com a coleta e o tratamento de esgoto. Os investimentos privados realizados pela Conasa Águas de Itapema desde 2004 transformaram a cidade, posicionando-a como referência no país em saneamento e trazendo impacto direto para o seu desenvolvimento socioeconômico.