DINHEIRO: APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO INSS JÁ PODEM CONFERIR SEU EXTRATO DE PAGAMENTO

- Advertisement -

Pagamento da folha de janeiro começa no dia 25 para os que recebem até um salário mínimo

O aplicativo do Meu INSS pode ser baixado em aparelhos Android e iOS — Foto: Hermes de Paula/Agência O Globo.

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem consultar, a partir desta terça-feira (dia 23), os extratos de pagamentos de janeiro, com os valores dos benefícios já corrigidos. Segurados que recebem acima do salário mínimo terão um reajuste de 3,71%, conforme resultado acumulado de 2023 para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que serve de base para a correção dos benefícios previdenciários. Deste modo, esses aposentados e pensionistas terão apenas reposição inflacionária, ou seja, não haverá aumento real.

Quem se aposentou ou começou a receber pensão ou auxílio ao longo de 2023 e tem benefícios acima do mínimo não receberá integralmente o reajuste. Neste caso, a correção será proporcional ao número de meses em que o benefício foi concedido.

REAJUSTE ESCALONADO

Data de início do benefícioReajuste (%)
Até janeiro de 20233,71
Em fevereiro de 20233,23
Em março de 20232,44
Em abril de 20231,79
Em maio de 20231,26
Em junho de 20230,89
Em julho de 20230,99
Em agosto de 20231,08
Em setembro de 20230,88
Em outubro de 20230,77
Em novembro de 20230,65
Em dezembro de 20230,55

Fonte: INSS

Já aqueles que recebem o mínimo passam a receber o novo piso nacional, de R$ 1.412. Esses beneficiários terão ganho real, acima da inflação. Isso porque o valor do benefício acompanha o salário mínimo, que teve alta de 6,97% sobre os R$ 1.320 em vigor no ano passado.

Os depósitos dos benefícios da folha de janeiro serão feitos de 25 de janeiro a 7 de fevereiro para quem recebe até um salário mínimo. Segurados com renda mensal acima do piso nacional terão seus pagamentos creditados a partir de 1º de fevereiro.

COMO CONSULTAR OS VALORES

  • Para quem não tem acesso à internet, basta ligar para a Central 135. Ao ligar, informe o número do CPF e confirme algumas informações cadastrais, de forma a evitar fraudes. O atendimento está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
  • Os segurados que têm acesso à web podem acessar o site Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/). Após fazer o login, na tela inicial, clique no serviço de “Extrato de Pagamento”. É possível ter acesso ao extrato e todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.
  • A consulta também pode ser feita pelo aplicativo, Meu INSS, disponível para aparelhos com sistemas Android e iOS. Assim como no acesso pelo site, de início, é necessário fazer login e senha. Depois disso, todos os serviços disponíveis e o histórico das informações do beneficiário serão listados.

MAIS SEGURADOS RECEBENDO O MÍNIMO

Com o reajuste somente pela inflação, 350.982 segurados que recebiam mais do que o salário mínimo vão passar a receber o atual piso nacional. Com isso, a quantidade total de beneficiários da Previdência Social recebendo mensalmente até um salário mínimo em 2024 vai subir, chegando a 26,28 milhões de pessoas.

Já o número de segurados com renda mensal acima do piso será de apenas 12,97 milhões, o que representa um terço dos aposentados e pensionistas.

Por Leticia Lopes — g1 – Rio de Janeiro

 

 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News