DURANTE A SAFRA DA TAINHA ESTÃO PROIBIDOS JET SKIS E LANCHAS NA ORLA DE ITAPEMA

- Advertisement -

 

PROIBIÇÃO VAI ATÉ O DIA 15 DE JUNHO

Vereador de Itapema cobra intensificação da fiscalização na orla marítima, principalmente nos finais de semana ensolarados, já que alguns proprietários desses equipamentos náuticos têm ignorado a proibição.
Desde o dia 1º de maio, até 15 de junho, as praias do litoral catarinense estão todas liberadas para as tainhas e os pescadores artesanais. No período de safra da espécie está proibida a prática de esportes náuticos em toda orla de Itapema. Ou seja: jet skis, lanchas e outros equipamentos náuticos não podem circular pelas águas do mar até uma distância de 1.500 metros da costa.
Porém, alguns esportistas ignoram a legislação, esquecendo que o agito nas águas afasta as tainhas e prejudica a pesca artesanal, sendo que ela (pesca) é o que sustenta centenas de famílias que sobrevivem dessa atividade.
Atento ao problema enfrentando pelos Ranchos dos Pescadores locais, o vereador Jean do Dimar (MDB) cobra da Prefeitura a intensificação da fiscalização na praia, principalmente em finais de semana com dias de sol. A cobrança é estendida também para que as Marinas Náuticas cumpram a Lei em vigor, e que sejam informados os proprietários de embarcações sobre o período de proibição.

Preocupado, o vereador Dimar apresentou proposição esta semana na Câmara de Itapema, oficializando o Executivo e as Marinas para que sejam cumpridas as determinações, em respeito da população ao período de safra da tainha, tradição de muitos municípios litorâneos.

A LEI QUE ESTÁ EM VIGOR

A Lei Municipal 3878/2019 proíbe a prática de esportes náuticos e limita a navegação de embarcações de lazer e industrial de pesca de tainha no município de Itapema, como forma de incentivo a pesca artesanal local. A restrição se aplica a uma distância de até 1.500 metros da costa.
Ouça a reportagem da TV Câmara em HD no link anexo: https://bit.ly/439bWDy

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News