Neste sábado (07), às 11h, ocorrerá o lançamento do e-book “Dide Brandão, do arquivo à arte educação”, no Museu Histórico de Itajaí. Organizado pela museóloga Angela Peryerl e pelo multiartista Wagner Kuhnen, proponente do projeto, a publicação reúne arte, pesquisa histórica e educação e foi viabilizada com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, por meio da Fundação Cultural e da Prefeitura de Itajaí.
O e-book conta ainda, além da organização de Angela e Kuhnen, com reflexões do professor e jornalista, José Isaías Venera, e da artista e arte educadora, Silvana Rocha. A obra compreende um estudo técnico e histórico das obras de Dide Brandão e o resultado da ação de arte educação realizada no edital de Eventos Culturais Comunitários de 2020 da Fundação Cultural de Itajaí. Durante o período de estudo e de aproximação com as obras, reconheceu-se que a conservação vai além da higienização das obras de arte. Observaram-se detalhes e vestígios deixados pelo artista. A união da pesquisa, da ciência e da história tornaram-se inspiração para o projeto de arte-educação.
José Bonifácio Brandão ou Dide Brandão foi um dos mais expoentes artistas entre as décadas de 1950 e 1970. Reconhecido academicamente em âmbito nacional, não teve o mesmo reconhecimento em Santa Catarina. Ele foi um exímio pintor, desenhista e escultor, estudou na extinta Escola Nacional de Belas Artes que o agraciou com inúmeros prêmios. Atualmente, suas obras encontram-se no Museu Histórico de Itajaí, em salvaguarda, e oportunizaram estudos e reflexões tanto na área de restauro e conservação como no campo da estética.
O evento de lançamento seguirá os decretos vigentes e protocolos sanitários para evitar o contágio da Covid-19. Na ocasião, o público poderá conhecer o livro on-line em tela interativa e fazer o download do arquivo através de QR Codes. Também estarão expostas obras do artista Dide Brandão e releituras realizadas pelos estudantes participantes da ação educativa proposta pelo artista e proponente Wagner Kuhnen.