EDITORIAL: OS ASPÉCTOS E AS NUANCES DE UMA ELEIÇÃO

- Advertisement -

Faltando 9 dias para o pleito, candidatos apressam o passo

Por L. Pimentel

A cada ano as eleições ficam mais complexas. As constantes alterações legislativas e as inovações implementadas pelas resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) trazem inúmeros desafios aos candidatos, que além de lutar diariamente para convencer o eleitor em busca de votos, precisam observar uma infinidade de exigências legais em temas como: propaganda eleitoral e contabilidade da campanha.

Neste ano, as dificuldades são ainda maiores por se tratar de uma eleição municipal, que envolve um sem número de pessoas de todo o território nacional, desde as menores localidades, passando por pequenos distritos até as cidades de todos os tamanhos. Tradicionais formas de propaganda como ocorriam em anos anteriores, e as conhecidas condutas vedadas aos agentes públicos, neste ano estão tendo que ser reinterpretadas, e cada um dos candidatos precisa inovar para levar suas propostas aos eleitores sem infringir a legislação e as normas sanitárias. Como, aliás, vem ocorrendo com alguns.

Por essas e por outras é que todos aqueles que estão participando das eleições municipais como candidatos a vereador ou prefeito, devem conhecer o que pode e o que não é permitido fazer – especialmente no que tange a propaganda dos candidatos, que agora em 2024 estão tendo que observar uma série de novos itens para não se complicarem no período pós-eleição. Portanto, aqueles que ignoram essas determinações, que leiam, se informem, busquem conhecer as novas regras para que não tenham do que se arrepender mais tarde, caso venham a ser eleitos.

E acima de tudo, sejam sinceros e honestos com a população na hora de pedir-lhes o voto. Não esqueçam que pior que um candidato falastrão, é um candidato mentiroso, como nos acostumamos a ver nos últimos anos, e que em várias cidades brasileiras essa prática ainda continua.

Aqui na Costa Esmeralda, Costa Verde&Mar, enfim em todo o litoral norte de Santa Catarina, aparentemente as candidaturas estão indo bem. Mas esta não é uma verdade irretocável. Muita coisa tem surgido nesse ínterim, algumas delas dando muito trabalho aos candidatos.

De qualquer forma, esperamos uma eleição tranqüila, e vença quem vencer, que assuma e se comporte como deve se comportar um administrador preocupado com sua cidade. É isso que todos esperamos! Boa sorte a todos!

E Game Over!

 

 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News