Que os raios da liberdade superem as ideologias neste importante período
Juliana Pavan – que será diplomada hoje – assume como prefeita de Balneário Camboriú no dia 1º de Janeiro de 2025 para um mandato de 4 anos que vai até 2028. Desde o anúncio de sua vitória nas eleições de outubro, Juliana tem dito que seu governo vai estar concentrado em dar continuidade a alguns projetos já iniciados, mas também que ela quer imprimir sua marca indelével na administração de uma das cidades mais importantes do estado de Santa Catarina. Vejamos algumas pautas…
ÁREA DO TURISMO E ECONOMIA
Durante a formatação do que será seu governo, Juliana vem destacando a importância do turismo como o ‘motor’ da economia de Balneário Camboriú. Sob sua gestão, ela garante, vai haver uma intensificação nas campanhas de marketing para atrair visitantes nacionais e internacionais, principalmente durante a temporada de verão. Projetos de valorização de eventos culturais e esportivos também ganharão força, com o objetivo de diversificar a oferta turística e fomentar a economia local.
SETOR DE MOBILIDADE URBANA
A prefeita dará seguimento às obras de melhoria na mobilidade urbana, como a ampliação de vias e implantação de ciclovias melhores e mais ajustadas. Outro foco importante deverá ser a redução do trânsito (o tráfego em BC está cada dia mais caótico) com discussões sobre um transporte coletivo mais eficiente, que atinja todos os pontos da cidade, e também com novas alternativas para atender o crescimento populacional – especialmente os bairros.
MEIO AMBIENTE: UMA ÁREA CHAVE
A preservação do ambiente natural, especialmente a orla marítima, tem sido uma preocupação constante de Juliana Pavan, desde sua atuação na Câmara de Vereadores. Juliana quer reforçar projetos de manutenção da faixa de areia na Praia Central, mas também buscar novas parcerias para proteger os manguezais e as áreas verdes que ainda restam no município.
SAÚDE E EDUCAÇÃO
Na área da saúde, a prefeita vai promover a ampliação de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e fortalecer a atenção básica. Igualmente dará atenção especial para o Hospital Ruth Cardoso, que segundo ela anda meio desleixado. Já na área da educação haverá investimentos em infraestrutura escolar e principalmente em tecnologia. E o mais importante, haverá valorização de todos os profissionais dessa área.
SEGURANÇA PÚBLICA
Juliana dará continuidade aos programas de monitoramento por câmeras, em parceria com a Guarda Municipal, mas também deve ampliar projetos de segurança integrada, reforçando a presença policial em áreas estratégicas da cidade, especialmente na orla e nos bairros.
URBANISMO E INFRAESTRUTURA
A revitalização de espaços públicos e a modernização da infraestrutura urbana serão pontos fortes da gestão, incluindo a manutenção de áreas de lazer como as praças.
DESAFIOS DA GESTÃO
Mas, apesar de sua luta e das conquistas alcançadas como parlamentar, Juliana vai enfrentar novos desafios relacionados ao rápido crescimento urbano, ao aumento do custo de vida e à alta demanda por serviços públicos. O equilíbrio entre crescimento econômico e preservação ambiental também será uma questão central de seu governo. Seu mandato será observado de perto por nós, da imprensa, especialmente se considerando as próximas eleições estaduais, quando o município de Balneário Camboriú deverá ter atuação preponderante na definição de novas políticas para a cidade, o Estado e o País.
Na área da imprensa até aqui a prefeita eleita ainda não deu uma posição definida de como seu agirá governo. Mas nós, enquanto jornalistas – sem fronteiras ideológicas – estaremos sempre atentos ao dia a dia da nova administração protagonizada por Juliana Pavan. Mas deixamos aqui nosso “voto de confiança” na esperança de que este governo, pelo menos no relacionamento com a imprensa, seja diferente do anterior.
Por L. Pimentel – Jornalista