A equipe técnica de alimentação escolar da Secretaria Municipal de Educação premiou, na tarde desta quinta-feira (11), os três cartazes vencedores do concurso “Incentivo ao consumo de frutas e verduras”. A ação foi desenvolvida com estudantes dos sextos anos das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa contou com a inscrição de 23 cartazes e foi alusiva ao Dia Nacional da Alimentação Escolar, celebrado em 21 de outubro.
“Os principais objetivos deste concurso foram estimular o interesse do aluno pelo tema alimentação saudável; estimular que os estudantes frequentem o refeitório e consumam a alimentação escolar, evitando que tragam lanches de casa e, que caso tragam, que sejam saudáveis; além de fazer com que eles reconheçam a importância para a saúde, a partir do consumo de frutas e verduras”, ressalta Alan Schnaider, diretor de assistência ao educando.
Vencedores
O primeiro lugar do concurso foi para a turma 603, da Escola Básica Aníbal César. O segundo lugar ficou com a turma 601 da Escola Básica Professora Maria Rosa Heleno Schulte e o terceiro com a turma 601 da Escola Básica Aníbal César. Os 117 alunos das três turmas finalistas do concurso receberam um kit de hortifruti. A turma vencedora vai ganhar ainda um passeio ao Eco do Avencal: Uma aventura educacional, em Timbó (SC).
“Aprendemos muito sobre alimentação saudável com esse trabalho. Se não nos alimentarmos de forma saudável agora, no futuro, a nossa saúde vai cobrar”, destacou a estudante da turma vencedora, Nicole Pereira dos Santos.
Os cartazes inscritos foram avaliados por uma Comissão Julgadora composta por um membro do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), a supervisora da Merenda Escolar, o quadro técnico de nutricionistas da Secretaria de Educação e um representante pedagógico do Ensino Fundamental. A avaliação levou em consideração a fidelidade ao tema proposto, a criatividade e a originalidade.
Após a premiação dos cartazes vencedores, os alunos participaram de oficinas de degustação de sucos naturais, saladas, patês e pães feitos com beterraba, açaí, cenoura. Também foram ofertadas palestras sobre alimentos ultraprocessados, de incentivo ao consumo de frutas e verduras e sobre a agricultura familiar.
Estimulo à alimentação saudável
“Muito importante esse trabalho desenvolvido pela nossa equipe de alimentação escolar e pelas nossas nutricionistas, porque é nesta idade que somos capazes de mudar hábitos alimentares, fazendo com que os estudantes comam de forma correta, sem sofrimento e tendo uma maior qualidade de vida lá na frente”, afirma a secretária municipal de Educação, Elisete Furtado Cardoso.
Além do concurso, a Secretaria de Educação desenvolve outras iniciativas para estimular os alunos à alimentação saudável. “Desde setembro, o chef de cozinha Rodrigo Henrique dos Santos está passando pelas unidades de ensino para orientar as merendeiras sobre como tornar a salada mais atrativa, com dicas de receitas e até de decoração dos pratos. Essa é mais uma forma que temos encontrado para incentivar a alimentação saudável entre os nossos alunos”, conta a supervisora de assistência ao educando, Débora Salerno.