Em Chapecó, governador visita terreno que receberá Centro de Inovação em Resgate e Saúde do CBMSC

- Advertisement -



Fotos: Mauricio Vieira / Secom

A última agenda do governador Carlos Moisés em sua visita de dois dias ao Oeste catarinense foi no terreno que receberá o futuro Centro de Inovação em Resgate Veicular e Saúde do Corpo de Bombeiros Militar. A estrutura ficará na cidade de Chapecó e será um polo especializado na formação e capacitação continuada de bombeiros e profissionais de saúde. O espaço contará com um complexo, que terá estrutura similar a um hospital e 12 salas, permitindo simulações.

O governador destacou que o projeto representará um marco em relação ao treinamento pré-hospitalar e também dentro dos hospitais. Segundo ele, trata-se de uma iniciativa inovadora, que ajudará a elevar o nome da cidade dentro e fora de Santa Catarina. “Chapecó se tornará uma referência. Todas as pessoas que passarem pelo treinamento terão no seu currículo uma passagem pela cidade. Isso movimenta o nosso município e destaca a grandeza de Chapecó. Eu vejo que esse é um projeto visionário”, ressaltou

Carlos Moisés também frisou que os profissionais que passarem pelo Centro de Inovação em Resgate Veicular e Saúde ser tornarão mais completos e terão cada vez mais capacidade de prover melhores atendimentos em acidentes de trânsito.

>> Mais fotos na galeria

Segundo o comandante da 3ª Região de Bombeiro Militar, tenente-coronel Hilton Zeferino, a terraplanagem do terreno, com a posterior colocação do asfalto terá início na próxima semana. A expectativa é que a obra esteja totalmente concluída no segundo semestre de 2020. Zeferino conta que o custo da construção deve chegar a quase R$ 10 milhões, com recursos do Governo do Estado, de emendas parlamentares estaduais e federais. A iniciativa também tem o apoio de universidades e da prefeitura de Chapecó, que cedeu o terreno.

“O nosso objetivo é preparar as equipes de primeira resposta no atendimento a acidentes de trânsito. Teremos um entendimento do ciclo completo, com um preparo muito maior para que elas possam minimizar danos, evitando lesões decorrentes dos acidentes e reduzindo o número de óbitos”, disse Zeferino.

Sobre o Centro

Com o propósito de se tornar referência no atendimento ao trauma, o Centro de Inovação em Resgate Veicular e Saúde impulsionará a pesquisa nessa área, construindo e compartilhando conhecimento que terá impacto direto em saúde pública.

O espaço ainda terá áreas para simulação de ocorrências envolvendo veículos leves, pesados, composições férreas e aeronaves. Entre eles um túnel para atendimento em situações de baixa visibilidade e presença de fumaça, um ponte com tanque alagado, além de áreas que simularão rodovias e vias urbanas, com cruzamentos, guardrails e postes. Além de simulações, o Centro permitirá pesquisas na área do resgate veicular e implementação de tecnologias que reduzam lesões em acidentes.

Govenador também visitou piscina de treinamentos em Pinhalzinho

Mais cedo, em sua passagem por Pinhalzinho, o governador Carlos Moisés também visitou a piscina de treinamentos aquáticos, localizada no quartel do Corpo de Bombeiros Militar da cidade. A estrutura, com uma profundidade de até quatro metros, foi inaugurada em agosto de 2019 e ajuda no treinamento de bombeiros de diversas regiões do Estado.

>> Leia também:

Em Chapecó, governador entrega ordem de serviço para maior obra de sistema de abastecimento de água do estado
Em Pinhalzinho, governador apresenta programas para mitigar efeitos da estiagem no campo
Carlos Moisés conhece propriedade rural no Oeste em expansão com uso de cisternas

Informações adicionais para imprensa:
Leonardo Gorges
Assessoria de Imprensa
Secretaria Executiva de Comunicação – SECom
E-mail: leonardogorges@secom.sc.gov.br 
Fone: (48) 3665-3045
Site: www.sc.gov.br 

Fonte: Governo SC

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News