Encontraremos todos os bens preciosos, encheremos as nossas casas de despojos

Que convite! Como você pode resistir? Uma união com outros? Tudo que há de bens preciosos! Casas repletas de espólio! Tome cuidado! A morte e o inferno estão ocultos nas palavras! O mundo não o atrai ao pecado oferecendo dores e problemas. Ele lhe atrai oferecendo amizade, prazer e sucesso. Nem tudo que brilha é ouro, e o pecado lhe trará a ruina total.

Temos aqui uma lição de como os nossos pares exercem pressão. Salomão advertiu o seu filho a rejeitar pecadores que o atraíssem para participar com eles da loucura e do pecado (Pv 1:10). Ele alertou contra as promessas de unidade e de sucesso certo (Pv 1:11-14). E ele concluiu a lição dizendo ao seu filho para se afastar dos pecados e do horrível julgamento que certamente viria sobre eles (Pv 1:15-19).

Uma grande parte da sabedoria é o rejeitar amigos ímpios. Isto é um aviso comum da Escritura (Êx 23:2; Sl 1:1; Sl 26:4-5; Sl 101:1-8; ICo 15:33; IICo 6:14-17; Tg 4:4). Mas Salomão enfatizou a questão por motivo de segurança para o seu filho (Pv 1:15; Pv 4:14-15; Pv 9:6; Pv 13:20; Pv 14:7; Pv 19:27). E todos os bons pais manterão seus filhos afastados das influências malignas de amigos ímpios.

Cada pecado oferece um motivo desejável, prazer a curto prazo ou promessa de sucesso; ou os homens não pecariam. Eva pensou que poderia ser como Deus se ela comesse do fruto proibido. Sansão pensou que Dalila o faria feliz. Ananias e Safira pensaram que poderiam reter parte do dinheiro e ainda serem importantes na igreja. O pecado é uma mentira enganadora!

O diabo e o mundo fazem ofertas atraentes. Eles raramente admitem que odeiam a Deus, que desejam violar a Sua palavra, e mal podem esperar pelo inferno. Eles chegam como anjos de luz e ministros da justiça dizendo como ter a sua fatia do bolo e comê-lo também. Satanás chega como outro Jesus, apresentando um evangelho popular e gotejando outro espírito (IICo 11:3-4; IICo 11:13-15).

São tempos perigosos dos últimos dias: sedutores malignos estão cada vez mais empenhados (ITm 3:1-13). Crentes carnais estão cheios deles. Uma das mais doces mentiras visando o comprometimento da verdade é a oferta de desenvolvimento – você pode ter uma mega-igreja – exatamente como os implacáveis do nosso provérbio. Mas Paulo condenou a multidão do “os fins justificam os meios” e a medição herética da piedade pelo ganho (ITm 6:3-5). Ele escreveu para Timóteo se afastar de tais homens (ITm 6:5).

Qual é a cura para esses tentadores mentirosos? “Grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento.” (ITm 6:6). A pressão dos pares não pode afetar um homem comprometido com a piedade e o contentamento que ele possui. Sedutores não conseguem penetrar na vida de um homem assim! Paulo também alertou a respeito do grave perigo da ambição mundana (ITm 6:7-10). Moisés deve ser o nosso exemplo; ele abandonou as oportunidades do Egito para sofrer com o povo de Deus (Hb 11:24-26).

Bibliotéca de Provérbios: https://letgodbetrue.com/proverbios/index

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Ultima notícia
- Advertisement -
- Advertisement -
[bws_pdfprint display='pdf']
Related News

Isso vai fechar em 0 segundos