PORTO BELO REALIZA SEGUNDO ENCONTRO DE PESCADORES NA PRAIA DO BAIXIO

Na última terça-feira (23), cerca de 50 pescadores locais reuniram-se para o Segundo Encontro de Pescadores no Município de Porto Belo. Organizado pelo Governo Municipal em parceria com a Secretaria da Pesca e com apoio da Fundação de Esportes,

Entenda o acidente Vascular Cerebral – AVC

- Advertisement -
AVC
Imagem ilustrativa

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) também conhecido popularmente como DERRAME, pode ser definido como o surgimento súbito de um déficit neurológico focal ou global devido a comprometimento do vasos sanguíneos do cérebro. Pode ser classificado em hemorrágico, ou seja, rompimento de uma artéria ou isquêmico quando ocorre uma obstrução da artéria que nutre o cérebro.

Um dado preocupante, pois o AVC é considerado a principal causa de incapacidade no mundo, onde 70% das pessoas que são acometidas não retornam ao trabalho após o ocorrido e cerda de 50% se tornam dependentes de outras pessoas para as tarefas do dia a dia. Ocorrendo em sua maior parte em indivíduos acima de 55 anos. Este número vem se modificando nesta ultima década com aumento de casos em adultos jovens e até mesmo em criança, e estima se que a cada seis pessoas no mundo uma terão AVC ao longo de sua vida, segundo dados da Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization).

Com a correia dos tempos atuais, a falta de tempo, estresse, má alimentação o ser humano vem cuidando muito mal de sua saúde, e com isto vem a contribuir com o desenvolvimento dos fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento do AVC. Fatores estes que são: o cigarro (tabagismo), a diabete (taxa de açúcar elevado no sangue), a hipertensão arterial (pressão alta), dislipidemias (Colesterol, triglicerídeos altos), obesidade, uso de anticoagulantes, dislipidemias (excesso de gorduras no sangue), abuso de drogas como o álcool e outras ilícitas, uso de anticoncepcionais e o sedentarismo que é a falta de atividade física que pode nos predispor a obesidade, à hipertensão e o aumento do colesterol.

É importante saber reconhecer um AVC, pois quanto mais rápido for à assistência médica, menores serão as consequências. As sequelas mais comuns no AVC são: Hemiplegia, ou seja, a pessoa perde a capacidade de movimentar braço e perna de um lado do corpo, alteração na fala, alteração da musculatura do rosto (paralisia facial). Assim tempo perdido é cérebro perdido e maiores serão as sequelas instaladas. Por isso, fique atendo ao inicio súbito dos seguintes sintomas:

* Fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo (Dificuldade de sorrir, rosto flácido, dificuldade de levantar os braços, língua caída);

* Confusão, alteração da fala ou compreensão;

* Alteração na visão (em um ou ambos os olhos);

* Alteração do equilíbrio, coordenação , tontura ou alteração no andar;

* Dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.

Ao identificar um ou mais destes sintomas procure imediatamente o pronto atendimento, seja serviço de SAMU ou hospital mais próximo. Lembrando que o único profissional habilitado para dar o diagnóstico de AVC é o médico.

Para diminuirmos estas estatísticas a sociedade Brasileira de doenças cerebrovasculares lançou em 2010 uma campanha de combate ao AVC que trata do desafio de conhecermos os seis pilares básicos do AVC.

1. Conheça os seus próprios fatores de risco: hipertensão arterial, diabetes e colesterol alto, fibrilação atrial.

2. Seja fisicamente ativo e exercite-se regularmente.

3. Evite a obesidade, mantendo uma dieta saudável.

4. Limite o consumo de álcool.

5. Evite o fumo do cigarro. Se você fuma, procure ajuda para parar agora.

6. Aprenda a reconhecer os sinais de alerta de um AVC.

A melhor pessoa para cuidar da sua saúde é você mesmo!! Então não perca tempo, cuide-se!!

Autoras: Daniela Albano – Acadêmica do 7º período do curso de fisioterapia na Universidade do Vale do Itajaí; Thielen Amorim- Acadêmica do 7º período do curso de fisioterapia na Universidade do Vale do Itajaí

Orientação: Professor Rafael Fontenelle

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News

Isso vai fechar em 20 segundos