ENTREVISTA COM A CANDIDATA DRA ROSANA VARGAS À PREFEITURA DE PORTO BELO

- Advertisement -

Contraponto com a candidata a prefeito de Porto Belo Dra Rosana Vargas Schichta

Por L. Pimentel

Nesta série de pequenas entrevistas que estamos fazendo com os candidatos a prefeito da Região da Costa Esmeralda, vamos conhecer hoje um pouco sobre os planos da candidata Rosana Vargas Schichta (PSB) que busca seu primeiro mandato no comando da prefeitura de Porto Belo para a gestão do próximo quatriênio 2025/2028.

QUEM É A CANDIDATA DO PSB?

Rosana Vargas Pereira Schlichta tem 41 anos, é casada, vive há 20 anos em Porto Belo. Ela também é musicoterapeuta, professora, advogada, cristã evangélica, foi membro de diversos conselhos municipais como: Mulher. Saúde, Esporte, Habitação e CMDCA, tendo presidido este último no ano de 2023. Atualmente Rosana Vargas preside o PSB Porto Belo, partido pelo qual se tornou candidata. Rosana é atuante em causas sociais, sempre na defesa do direito das pessoas em vulnerabilidade. Defende o projeto de governo: “Desenvolvendo Porto Belo para todas as Pessoas”. Bastante conhecida na cidade, como membro do judiciário local, a advogada parte agora para o campo da política.

Dra. Rosana, que novidades a senhora vai apresentar na sua campanha para conquistar a preferência do eleitor local?

Apresentamos um Plano de Governo que contempla toda a população, buscando desenvolver Porto Belo para todas as pessoas através de uma gestão capaz de promover o desenvolvimento sustentável, que respeite o meio ambiente e garanta qualidade de vida para todos. Por acreditarmos que é fundamental investir em gestão, saúde, educação e infraestrutura, sempre com um olhar atento às demandas da comunidade, vamos implantar a sistema de informação e APP Conecta Porto Belo onde o cidadão poderá agendar consultas médicas, requerer alvarás, ter acesso ao seu prontuário e diversos outros serviços públicos de modo rápido e certeiro, bem como implantaremos a Escola em Tempo Integral, o Saneamento Básico, o Plano Habitacional e, uma das maiores necessidades da nossa gente: o Plano de Mobilidade.

A senhora milita já por um bom tempo no PSB, partido, aliás, que ocupa a vice-presidência da República. Está preparada para governar Porto Belo caso venha ser a escolhida?

Sim. Estou pronta para ser a primeira Prefeita de Porto Belo. Há anos me preparo para ser prefeita da minha cidade. Percorri o setor público como professora e durante muitos anos representei a sociedade em diferentes conselhos. Por ter participado em todas as áreas conheço as demandas dos moradores, dos trabalhadores, tanto públicos como privados. Conheço a mais profunda realidade das pessoas de Porto Belo, seus anseios, suas angústias pela falta de políticas públicas básicas, como falta de vaga em creches, demora na saúde, morosidade no atendimento ao cidadão. Como defensora, conheço de perto o que nossa gente tem vivido durante anos de má gestão. Por não ser um político profissional, tenho o olhar humano para as necessidades de nossa população. Assim, disponibilizo-me por acreditar na mudança, no renovo, na competência para administrar Porto Belo com muita força e responsabilidade.

A senhora acredita que o PSB, que em termos de Brasil tem figuras importantes em seus quadros, poderá respaldar sua candidatura com chances de vitória?

Temos apoio de todo o quadro do PSB, tanto estadual como federal, além de outros partidos que compõem o governo federal. Recentemente tive o privilégio de conversar com a Ministra Marina, nos acenando a abertura de portas para levar demandas importantes para melhorar a qualidade de vida da população, através da preservação do meio ambiente. Também tenho acesso ao vice-presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços Geraldo Alckmin, e, recentemente, encontrei com o Ministro Márcio França, do Empreendedorismo. É necessário escancarar essas portas e trazer para nossa cidade os projetos e programas ofertados pelo governo federal, os quais, no mínimo elevarão a competitividade do comércio local e, por consequência, mais empregos, possibilitando também o tão aguardado desenvolvimento sustentável para a nossa cidade.

Uma vez candidata, a senhora seguirá uma linha mais soft ou mais crítica ao governo do Estado, e ao próprio governo local? Que mensagem transmitirá aos eleitores para conquistar a confiança deles?

Uma das características que me destaca é justamente a negociação. Em toda a minha vida atuei “juntando pontas” de pessoas com interesses diferentes, colocando nessa roda de negociação a conciliação. Somos o Nº 40, por isso temos facilidade de conversar com lados diferentes e buscar uma negociação que atenda a todos. Estou acostumada a sentar e conversar com todos e buscar projetos e programas, tanto que assim foi nos conselhos em que fui voluntária. Conversamos na ocasião com o governo municipal fazendo o contraponto. Porém, sempre colocamos a população de Porto Belo como principal foco. O ponto chave de um governo municipal, sendo o contraponto, por isso sempre colocamos a população de Porto Belo como principal fator. O ponto chave de um governo reside na sua capacidade de dialogar e encontrar soluções que beneficiem a todos. No meu trabalho sempre busco ouvir atentamente as necessidades e preocupações de cada parte envolvida, garantindo que todas as vozes sejam ouvidas e respeitadas, promovendo não somente um ambiente de cooperação, mas também fortalecendo os laços comunitários, criando um senso de unidade e um propósito comum. Governar Porto Belo é pensar nas pessoas que aqui vivem. Como Prefeita, quero manter o diálogo com o governo do Estado, pois há atribuições constitucionais que cabem ao Estado para ser efetivada nas cidades, como, por exemplo, o envio de efetivo de Policiais Militares a Porto Belo, repasses financeiros e tantos outros compromissos que precisam ser cobrados por mim, quando Prefeita. Em caso de descumprimento das políticas públicas e investimentos que o Estado deve manter em Porto Belo serei firme na cobrança, articulando para que o meu povo tenha seus direitos garantidos.

Como é de seu conhecimento, o País passou por um período bastante turbulento na política nacional. No entanto, em termos locais as coisas diferem um pouco. Que propostas a senhora levará em sua campanha para convencer os eleitores?

Não só o país, o estado de Santa Catarina principalmente. A ‘Operação Mensageiro’, deflagrada pelo GAECO, desmantelou o maior esquema de corrupção na história de Santa Catarina. E Porto Belo não ficou de fora dessa operação. É lamentável que isso aconteça novamente na cidade. A nossa população não merece sofrer carências pelos desvios que enriquecem políticos. Como prefeita, serei implacável com os corruptos. Meu plano de governo é muito claro, tem coerência porque foi feito ouvindo as pessoas de Porto Belo. O cerne do Plano apresentado é acolher as pessoas, incluir as pessoas no orçamento, na dinâmica política. Assim, propor Ensino Integral visando colocar Porto Belo como referência estadual em Educação, implantar o sistema Conecta Porto Belo a fim de trazer transparência, agilidade e moralidade no atendimento às pessoas, implantar o saneamento básico, apresentar o plano de habitação com a proposta de entrega de 400 moradias parcialmente subsidiadas, bem como nosso plano de mobilidade, demonstrando que temos propostas com metas e responsabilidade. Hoje, as pessoas se cansaram de promessas vagas, elas procuram quem sabe fazer, quem tenha competência, quem estudou e sabe articular politicamente para conquistar o melhor para Porto Belo, e esse alguém sou eu, Dra. Rosana e minha equipe.

Eleita, o que a senhora faria que outro prefeito ainda não conseguiu fazer pela cidade?

Temos uma gestão insensível às preocupações da população. Acredito que o básico ainda precisa ser oferecido a população. Historicamente, Porto Belo teve Prefeitos que se preocuparam mais com seus próprios interesses do que com os interesses da população. Acredito que o gestor público é referência, principalmente no quesito mais básico: “Honestidade”. Além desse básico, é necessário sentar e ouvir a população, caso contrário teremos uma cidade diferente dos anseios da população. Defenderei Porto Belo como uma mãe defende seus filhos. Jamais aceitaria submeter meu povo a tantos prejuízos causados por más administrações como o caso da Ponte do Perequê, a demora no atendimento básico da saúde, a falta de vagas nas escolas e as obras malfeitas. Não concebo a ideia de que a criminalidade em Porto Belo cresce em números alarmantes sem qualquer ação governamental que barre essa tragédia social. Falta transparência e capacidade de gestão eficiente no governo atual. Para governar precisa ter firmeza e responsabilidade, e isso eu tenho. As pessoas esperam isso de uma Prefeita. Estou pronta para agir. Como prefeita, darei voz ao povo, incentivando a participação da população nos Conselhos de nossa cidade, implantando ações como o ‘Dia da Prefeita no Bairro’ e pacificando a nossa cidade com políticas públicas reais e próximas à nossa gente. Assim, eu farei tudo com esmero, com dedicação e, principalmente, com “Planejamento”.

Pra encerrar, fale de seus projetos e revele qual a mensagem a ser dita que possa atingir o coração do eleitor? Confirme também quem será o seu vice?

No dia 31 de dezembro de 2028, quando for fechado mais um ciclo de 4 anos de governo em Porto Belo, o que você, eleitor, quer ver? Uma cidade onde todas as pessoas sintam orgulho de suas conquistas, onde famílias vêem seus filhos encaminhados numa educação de qualidade, com saúde para todos e o prazer em viver numa cidade sustentável? Se a resposta foi positiva, pode confiar o seu voto no 40, pois eu, Dra. Rosana, juntamente com o meu Vice-Prefeito Vanderlei Roslindo, firmo o compromisso de trabalhar incansavelmente pelo bem-estar de Porto Belo, construindo uma cidade justa, inclusiva e próspera para toda a população. Sim, podemos ter um futuro onde todos são vistos, ouvidos e atendidos na nossa ‘querida Porto Belo’.

DEIXE UMA MENSAGEM AOS ELEITORES

Nossa cidade merece um olhar sobre as necessidades reais da população. Assim, como prefeita, colocarei essas necessidades como prioridades, elevando a participação dos cidadãos e cidadãs para planejar o futuro de Porto Belo. Estou pronta para ser a Primeira Prefeita de Porto Belo, guiando nossa gente com responsabilidade e respeito que todos merecem. Juntos, podemos transformar Porto Belo em um exemplo de cidade próspera e acolhedora, onde cada cidadão sinta orgulho de viver. Vamos unir forças e desenvolver Porto Belo para todas as Pessoas. Votem no 40!

 

 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News