Uma equipe de professores e dirigentes da Universidade Western Norway University of Applied Sciences, da Noruega, esteve em Balneário Piçarras na última sexta-feira, 8. Junto da Univali, a equipe veio para conhecer a realidade regional e formalizar uma parceria entre as Instituições para possibilitar o intercâmbio entre professores e estudantes brasileiros e noruegueses, na busca de uma formação de ponta e alinhados às diretrizes e políticas de saúde globais.
“Nosso município é considerado uma referência estadual em Saúde e por conta disso fomos selecionados para esta visita, que resultará em uma parceria com a vinda de estudantes noruegueses do curso de enfermagem para Balneário Piçarras”, explicou a secretária de Saúde, Bruna Emanuela Machado. Na cidade, a equipe conheceu as Unidades Básicas de Saúde, o Centro de Atençao Psicossocial (CAPS), Centro Integrado de Recuperação (CIR), o Serviço Atendimento Especializado (SAE) e também projetos específicos como a Farmácia Natural e a Academia da Saúde.
“Essa visita inicial foi avaliativa, no intuito de saber se os estudantes poderão adquirir conhecimentos através do nosso trabalho”, completou Bruna. A equipe internacional também visitou as estruturas da universidade e das instituições de saúde de Itajaí, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras e Blumenau. “Ficaram positivamente impressionados”, definiu o coordenador do curso de enfermagem da Univali, Rodrigo Massaroli.
Segundo o coordenador, “o intercâmbio com esta universidade será o único de enfermagem no Brasil, o que demonstra sua relevância para ambas as instituições”. A visão inicial da equipe foi de “nestes espaços, os noruegueses demostraram entusiasmo com a autonomia do profissional de enfermagem e as boas práticas de enfermagem observadas”, finalizou. A expectativa é de que a mobilidade de docentes entre os dois países para melhor alinhamento da proposta objetivando receber os estudantes em breve inicie ainda este ano.