Escola de Sede Figueira tem aulas práticas e interdisciplinares de Ciências e Matemática

- Advertisement -


Os professores da EBM Sede Figueira, Cassiana Dallacort e Aristótoles Willyan Dias, dos componentes de Ciências e Matemática, respectivamente, realizaram nesta semana uma atividade prática para o desenvolvimento e aprendizagem de conceitos importantes. Nesta atividade, os alunos foram desafiados a escolher objetos e estruturas pertencentes ao espaço escolar e realizar análises dos materiais e medidas.

A professora Cassiana descreve que a partir de um convite feito pelo professor Aristótoles a todos os professores da escola, identificou a oportunidade de alinhar os conceitos teóricos estudados em sala com a prática de observação do espaço escolar. O componente curricular de Ciências participou da atividade usando os objetos escolhidos para trabalhar os conceitos de matéria, transformações químicas e elementos da tabela periódica. A partir desta observação, os alunos escreveram relatórios indicando o(s) elemento(s) químico(s) que compunham esses materiais, possíveis reações químicas e propriedades específicas.

“Os alunos se envolveram muito com a atividade, a todo momento vinham tirar dúvidas sobre o objeto, debatiam entre eles quais elementos e reações aquele objeto poderia ter ou realizar. Minha avaliação foi muito positiva pois percebi que eles gostaram da atividade e aprenderam com ela”, disse Cassiana.

Na perspectiva da Matemática, a atividade consistia em colocar em prática o conhecimento trabalhado em sala sobre razão, proporção e regra de três, por meio das medidas da altura e sombra de dois objetos diferentes, como explica o professor Aristótoles:

“Tendo a medida da altura e da sombra de uma estrutura, o próximo passo é medir a sombra de um objeto muito alto e usar os conceitos estudados em sala para descobrir sua altura, que seria inviável com uso de ferramentas como uma régua, ou trena por exemplo. Na escola foram medidas árvores, postes, traves de futsal, poste da cesta de basquete…”, explicou.

Os articuladores da rede municipal de ensino Silvia Bianchi (Ciências) e Guilherme Vogt (Matemática) destacam o trabalho de excelência que escolas e professores vêm desenvolvendo de maneira interdisciplinar e bem planejada, trazendo aprendizado significativo aos alunos.

“Atividades como estas inspiram a todos. Nossos parabéns e agradecimentos aos professores por toda a dedicação”.

A secretária de educação do município de Chapecó, Astrit Tozzo destaca que: “É inspirador o compromisso de nossos professores com a aprendizagem de nossos alunos. Ações como esta materializam o sentimento de cooperação e compartilhamento de experiências entre os diferentes conhecimentos, trazendo interdisciplinaridade e significado”.

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News