Escolas realizam atividades diferenciadas durante a pandemia

- Advertisement -


.

Chapecó, 24/07/2020, sexta-feira – O mundo e a forma de educar estão em adaptação e na impossibilidade de aulas presenciais, o esforço e a criatividade de professores, gestores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino têm sido um desafio. Chapecó vem se reinventando na forma de ensinar e para dar suporte às famílias e alunos, com atividades diferenciadas, possibilitando assim manter o vínculo entre alunos, professores e escola.

Ideias como a “Carreata da Saudade”, que o CEIM Pequenos Heróis, fará no domingo (26 de julho), têm elementos muito significativos para as crianças. Neste dia as famílias passarão de carro em frente ao CEIM para visualizar seus professores, acenar, deixar uma cartinha, ou mesmo jogar um beijo. Já o CEIM Pequeno Príncipe realizou o projeto “Como é grande o meu amor por você”, que mexeu com os sentimentos de várias pessoas como a família Izycki, que manifestou o amor e gratidão aos profissionais da educação através de um Drive Thru. A família realizou a rota da saudade, contemplando as professoras dos dois filhos Cecília 6 anos e Davi 2 anos, que frequentam o Ceim. A atividade aconteceu no sábado (18/07), a família foi entregar para as professoras, devidamente protegidos, a “Sacola da Saudade”, na qual continha bolachinhas produzidas com muito amor pelas crianças e também um “Diário da Quarentena” para que as crianças escrevam diariamente seus sentimentosfrente a este período de quarentena.

A EBM Jacob Gisi, o dia 17 de julho foi especial, pois houve a comemoração dos aniversariantes do primeiro semestre, onde através de vídeoconferência, alunos e professores dialogaram sobre a importância de estudar, persistir e não desanimar durante esse período atípico que estamos vivendo. A EBM Clara Urmann vem organizando com os professores mensagens de otimismo e incentivo aos alunos e realizou também a contação de história através do Google Meet. Para a EBM Jardim do Lago a semana de 20 a 24 de julho será de caracterização e entrega de pipocas aos alunos juntamente com as atividades complementares e para o Ceim Nova Era o Arraiá deverá acontecer na forma de Drive Thru, onde as famílias estão convidadas a caracterizar as crianças e passar em frente ao Ceim para apanhar lembrancinhas e rever seus professores, sempre respeitando o distanciamento.

Na EBM Agropecuária Demétrio Baldissarelli foi a oportunidade de comemorar o aniversário da escola através de desenhos, recadinhos, fotos ou vídeos e ainda realizaram o projeto “Nossos laços jamais serão desfeitos”, onde professores e colaboradores deixaram sua palavra de afeto e estímulo aos alunos. Houve o ainda “O Primeiro encontro online com as famílias” que permitiu sugestões na organização das atividades e acompanhamento do Projeto Político Pedagógico-PPP. Dentre outras atividades remotas o desenvolvimento de produção da escultura A bailarina, com materiais alternativos sugeridos e orientados pelas professoras de Arte Alessandra da Silva, Vanessa Moraes e Elizandra Bet, que forma integrada trabalharam questões relacionadas a diversidade e inclusão, participaram também dois convidados, uma professora da escola e um ex-aluno, demonstrando talentos nas diferentes dimensões artísticas, onde gravaram um vídeo da música “Ciranda da bailarina”de Chico Buarque de Holanda.

De acordo com a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, para muitas escolas este seria o momento de encontros e confraternizações através das festas juninas, o que não será possível devido ao distanciamento necessário, valendo assim a criatividade como alternativa.”Escolas e professores estão se reinventando nessa época difícil para todos, é neste momento, através de atividades diversificadas, que podemos nos sentir próximos das famílias e dos nossos alunos. Demonstrar que eles podem contar com nosso apoio, mesmo que seja a distância”, finalizou.

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News