Espaço interativo movimenta II Simpósio Municipal de Alfabetização

- Advertisement -


Cola, papel, tesoura, tinta, cordão e cartazes. Esse é o cenário do Espaço Interativo, uma sala de alfabetização que ganhou novos ares durante o II Simpósio Municipal de Alfabetização, promovido pela Secretaria Municipal de Educação. Montado no Quinta Borba, no bairro Fazenda, o espaço recebeu cerca de 500 alunos da Rede Municipal de Ensino, nesta terça (05) e quarta-feira (06), para realização de atividades lúdicas e vivências diferenciadas: oficinas de tecnologia, movimento corporal, música, dança, teatro, leitura, contação de histórias e construção de jogos foram algumas delas.

“Nossa intenção ao preparar esse espaço foi fazer com que os nossos estudantes pudessem participar do simpósio como atuantes. Dessa forma, as crianças participaram e vivenciaram o processo de alfabetização e letramento em um espaço totalmente diferente do dia a dia e realmente interativo”, explica a supervisora de gestão de processos de alfabetização e letramento da Secretaria de Educação de Itajaí, Daiana Salvador.

Alunos de 10 unidades, da pré-escola e dos primeiros e segundos anos iniciais, foram selecionados para o evento, de acordo com a vulnerabilidade social ou maior distância do Centro da cidade. Juliane Vitória de Souza e Ludmila da Silva Barth estudam na Escola Básica Francisco Celso Mafra, na Itaipava, e ficaram encantadas com o espaço interativo.

“Gostei muito. É um lugar bem diferente do que a gente está acostumada a ver na escola. Eu adorei assistir às histórias”, conta a estudante do 2º ano, Juliane Vitória de Souza. “Eu adorei ficar deitada no puf lendo livros. Foi incrível”, acrescenta a aluna Ludmila.

A ideia do espaço interativo foi oferecer aos alunos muitas possibilidades, traçar roteiros e fazer com que eles adentrassem na aventura da alfabetização. Para a alfabetizadora Josiane da Silva, o momento foi de muita partilha.

“Foi tudo muito prazeroso. Fiquei muito feliz em poder dividir e compartilhar um pouco do meu conhecimento com os alunos neste espaço. O brilho no olhar deles foi mágico e revelou a alegria por poderem vivenciar este momento”, destaca a professora.

O instrutor de informática, Carlos Eduardo Bernardes, também participou das atividades no Espaço Interativo e apresentou aos estudantes a oficina de tecnologia com alfabetização através dos jogos. “Muito bacana poder compartilhar o que já aplico com meus alunos da Escola Judith Oliveira com mais estudantes da nossa rede de ensino. Assim eles podem brincar, mas aprendendo”, pontua o instrutor.

Simpósio segue até sexta-feira (08)

O II Simpósio Municipal de Alfabetização segue até sexta-feira (08) com lives interativas. Na quarta-feira (06), os professores Dra. Elaine Cristina da Silva Martins e Dr. Andrey Felipe Cé Soares vão falar sobre “Leitura: espaço para sentir, pensar e partilhar”. E na quinta-feira (07), terá a live “Brincando com as letras: uma perspectiva em Consciência Fonológica”, com o professor especialista Erickson Jones Lima.

O encerramento da programação será na sexta-feira (08) com a live “A participação da família no processo de alfabetização e letramento”, com a professora especialista Daiana Salvador. As transmissões ao vivo acontecem sempre às 19h30 pelo canal do evento no Youtube.

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News