O governador Jorginho Mello vistoriou neste fim de semana a área do Aeroporto Ismael Nunes, de São Joaquim na Serra Caztarinense. A ação faz parte do roteiro de compromissos pela Serra ligados ao projeto ‘Estação Inverno’. O aeroporto recebeu nesta semana a inspeção técnica feita pelos servidores da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Acompanhados pela equipe técnica da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) foram conferidas todas as exigências necessárias para a reabertura do aeroporto.
– Eu não tenho dúvida que isso aqui vai ser um divisor de águas. Porque é um equipamento dos mais importantes da Serra Catarinense. Você vai trazer turista para todos os lados para todos os municípios. Vamos prestigiar a nossa maçã, o nosso vinho, nosso frio, a neve, o pinhão, nosso mel, nosso queijo. Enfim, o que a Serra e Santa Catarina têm de melhor – disse o governador. No aeroporto, ele esteve acompanhado do prefeito Giovani Nunes, da deputada federal Carmen Zanotto e outras autoridades locais.
Agora os técnicos da ANAC deverão produzir um relatório que servirá de base para que o órgão regulador emita Nota Técnica de Vistoria, que em caso de parecer favorável, reverterá na homologação do aeroporto com a devida publicação da sua Portaria de inscrição e abertura do tráfego aéreo no Diário Oficial da União.
O Aeroporto de São Joaquim tem uma pista de 1.300 metros de comprimento por 30 metros de largura. A sua reabertura permitirá operações de aviação geral, com voos executivos, de emergências de saúde e de segurança. A reabertura também é celebrada pelo setor turístico da serra catarinense.
– É um equipamento que vai transformar a vida da região serrana, vai transformar o desenvolvimento porque Santa Catarina mostra a força, com o nosso governador investindo em aeroportos, e investindo em infraestrutura. Estamos muito felizes e quero agradecer o Governo do Estado por todo esse apoio, por esse desenvolvimento que realmente vai virar a chave do turismo e desenvolvimento econômico de São Joaquim e de toda a região serrana – destacou o prefeito Giovani Nunes.
DIONÍSIO CERQUEIRA
A mesma inspeção também foi realizada nesta semana no Aeroporto de Dionísio Cerqueira. O terminal tem uma pista de 1.376 metros de comprimento por 18 metros de largura. Localizado em uma região de fronteira no extremo oeste catarinense poderá receber operações de aviação geral, com voos executivos, de emergências de saúde e de segurança.
– Nós estamos pedindo à ANAC prioridade para estas liberações que são tão importantes e significativas para os catarinenses. Estes aeroportos irão fomentar a economia dessas regiões e agilizar o desenvolvimento – afirmou o governador Jorginho Mello.
– Quando assumimos a secretaria em 2023 tínhamos três aeroportos fechados. Já reabrimos o Aeroporto de Forquilhinha e agora temos a perspectiva de em julho ter a abertura definitiva de mais dois aeroportos para atender importantes regiões de Santa Catarina – projeta o secretário da SPAF, Beto Martins.
Foto: Jonatã Rocha/Secom
Foto: Roberto Zacarias/Secom
Por Rafael Matos /Secom