MOSCOU RETIROU-SE DO TRATADO DE DESARMAMENTO NUCLEAR NEW START
O porta-aviões nuclear americano e o destróier USS Barry Aegis (no alto): esquadra dos EUA participou de treinamentos militares com sul-coreanos.
ARSENAL ESTRATÉGICO
Os Estados Unidos revelaram, nessa segunda-feira, as cifras de seu arsenal estratégico de dissuasão nuclear e pediram à Rússia que faça o mesmo, apesar de Moscou ter suspendido sua participação no tratado de desarmamento nuclear New Start. Até 1º de março, os Estados Unidos haviam implantado 662 mísseis balísticos intercontinentais – número que inclui os mísseis a bordo de submarinos e bombardeiros – com 1.419 ogivas nucleares e 800 lançadores, segundo o Departamento de Estado.
— Os Estados Unidos pedem à Rússia que cumpra suas obrigações legais, retornando à implementação plena do New Start e de todas as medidas de estabilização, transparência e verificação contidas no mesmo — acrescentou o departamento.
RÚSSIA É DONA DO MAIOR ARSENAL
A Rússia suspendeu, em fevereiro, sua participação no tratado New Start, em resposta à ajuda entregue pelo Ocidente à Ucrânia, em meio à guerra com Moscou. Assinado em 2010, o tratado é o acordo bilateral de desarmamento nuclear mais recente entre russos e americanos.
Armas à disposição do governo russo