- Advertisement -
InícioGeralEducaçãoEVENTO FOCADO NO JOVEM TRABALHADOR APRESENTOU ALTERNATIVAS E CAMINHOS PROFISSIONAIS PARA ESTUDANTES...

EVENTO FOCADO NO JOVEM TRABALHADOR APRESENTOU ALTERNATIVAS E CAMINHOS PROFISSIONAIS PARA ESTUDANTES DE ITAJAÍ

- Advertisement -
  • Jadi Imóveis
    Jadi Imóveis

Educação

Itajaí, 02.05.2022 – Preparar o Jovem Aprendiz para o mercado de trabalho, conhecendo a experiência de profissionais que já atuam nas indústrias da região ou ensinando a fazer um planejamento de vida, foram algumas das ações desenvolvidas, durante um mês dedicado aos estudantes da aprendizagem, do SENAI de Itajaí.

“Em 24 de abril foi comemorado o dia do jovem trabalhador, essa data foi resignificada como Dia do Jovem Aprendiz. Pensando nisso, dedicamos o mês de Abril para a valorização do programa, através da movimentação de atividades, evidenciando as potencialidades que os aprendizes e docentes têm desenvolvido no mundo do trabalho ao que tange a educação profissional”, explicou a orientadora pedagógica do Programa Jovem Aprendiz, Raquel Games.

Durante todo o mês foram realizadas atividades externas, visitas técnicas e elaboração de projetos para serem apresentados em ações na Semana da Aprendizagem, que acontece até sábado, dia 30, quando também haverá o Dia da Família na Escola, com a oficina Pais e Filhos, em que os alunos ensinaram aos pais alguma técnica que aprenderam.

O evento contou com palestrantes que compartilharam com os jovens suas experiências profissionais, painel mulheres da indústria, atividades entre turmas, show de talentos e muito mais. “Foi um calendário carregado de atividades e ao mesmo tempo leve para os jovens interagirem. As atividades foram focadas na reflexão sobre as alternativas e caminhos profissionais de suas respectivas áreas”, completou a orientadora.

A Allexia Helena de Jesus, tem 17 anos de idade e destacou a importância destes relatos profissionais para uma preparação para o futuro. “Tivemos a oportunidade de conhecer melhor sobre cada curso do SENAI e ainda aprender um pouco mais sobre as indústrias da região e as profissões que elas podem absorver”, disse a estudante.

Mulheres que atuam em diversas empresas da região, nos mais variados setores, também serviram de inspiração para os jovens. Elas falaram sobre o caminho que percorreram para ingressar no mercado de trabalho e como é a rotina na profissão que escolheu. Esse foi o caso da Isabella Villain de Lima Braga, que é eletricista e há cinco anos trabalha na Navship, em Navegantes.

“As mulheres já estão na maioria das áreas, senão em todas. Então, é uma esperança de mostrar para as meninas que, realmente é possível trabalhar na indústria, é possível sim, trabalhar no meio da produção, mesmo que a maioria das pessoas sejam homens. Podemos sim, representar um papel como mulher nesse ambiente também”, declarou.

A Maria Alice da Silva, de 16 anos de idade, ficou motivada. “A palestra foi fundamental para a gente se reconhecer. Muita gente acha que não consegue, que não tem capacidade e hoje, foi um aprendizado para saber quem realmente somos e que podemos”, relatou a aluna.

Já o estudante Raphael da Veiga, destacou que a oficina de planejamento de vida, “ajudou bastante a perceber a visão entre a nossa vida e a parte profissional e pessoal, ou seja, fazer um planejamento adequado na parte de gestão e começar a enxergar oportunidades”.
- Advertisement -
Redação
Redaçãohttps://www.facebook.com/jornalfolhadoestadosc
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Social
15,000FãsCurtir
10,000SeguidoresSeguir
5,000SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever
Ultimas Nóticias
- Advertisement -
Recem postados
- Advertisement -
  • Jadi Imóveis
    Jadi Imóveis