FLORIANÓPOLIS: BID RECONHECE DIFERENCIAIS DE SC PARA INVESTIMENTOS

- Advertisement -

ESTADO QUER ATRAIR MAIS INVESTIMENTOS

Santa Catarina é considerado o segundo Estado mais competitivo do País, tem a sexta maior economia e a indústria mais diversificada do Brasil. Com uma estratégia diferenciada na atração de investimentos, o potencial de SC, por sua força produtiva e belezas naturais, pode despertar ainda mais atenção para novos negócios aos olhos do mundo. Esta é uma das conclusões da agenda conjunta realizada esta semana entre o Governo do Estado e representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A sessão estratégica realizada em Florianópolis reuniu secretários de Estado, servidores e especialistas do Banco para apresentação e avaliação das atividades desenvolvidas nos últimos dias e perspectivas futuras voltadas à aceleração da atração de investimentos.
Durante a semana trabalharam integrados à equipe do BID servidores que atuam em processos de atração de investimentos nas secretarias da Fazenda, da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos); do Planejamento (Seplan); da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI); Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae); Articulação Internacional (SAI) e SC PAR, além de representantes da Fiesc.
Entre outros apontamentos que resultaram da análise conjunta com o BID, foram identificados fatores de competitividade de Santa Catarina, componentes regionais diferenciados, bem como potenciais a serem explorados.
Secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert destacou que a atração de investimentos é um componente fundamental na gestão do governador Jorginho Mello, incluída como uma das estratégias de incremento de novas receitas no Plano de Ajuste Fiscal (Pafisc). O Estado conta com um ambiente propício para impulsionar negócios, apontou Siewert, e está aberto a ampliar suas possibilidades coletivamente, a exemplo do trabalho realizado junto ao BID. Ele avaliou que esta parceria tem sido fundamental para o desenvolvimento de Santa Catarina. Não só com a contribuição financeira, mas principalmente pelo apoio com visão estratégica, inteligência, assistência técnica, e troca de informações.
Por videoconferência, o representante do BID no Brasil, Morgan Doyle cumprimentou o Governo de Santa Catarina pelo compromisso na agenda conjunta. Ao reconhecer os atrativos do Estado, como sua indústria diversificada, Doyle manifestou otimismo com a sequência dos trabalhos. “Estamos prontos para aprofundar ainda mais esta parceria, comprometidos com esta agenda. Vamos traduzir esse trabalho em ações concretas”, anunciou.
A agenda conjunta com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento também resultou em diagnóstico e recomendações de ações estruturadas, com fixação de objetivos e metas a serem definidos para o próximo ano, que serão avaliados pelo Governo do Estado e debatidos em novos encontros com o BID.
Também participaram da reunião o secretário Edgar Usuy (Planejamento), os secretários adjuntos Augusto Piazza (Fazenda), Jonianderson Menezes (Indústria, Comércio e Serviço) e Guilherme Dallacosta (Meio Ambiente e Economia Verde), além de representantes das demais secretarias e órgãos de governo.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda
Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom
Rosane Felthaus (48) 3665-2504
Roelton Maciel (48) 3665-2509
ascom@sef.sc.gov.br

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News