FLORIANÓPOLIS: GOVERNO LANÇA EDITAL PARA O UNIVERSIDADE GRATUITA

- Advertisement -

ESTUDANTES JÁ PODEM SE CADASTRAR

A Secretaria de Estado da Educação (SED) de Santa Catarina lançou ontem dia 27, o edital para o cadastro de estudantes no Programa Universidade Gratuita. Os critérios para cadastramento, cronograma e requisitos para participar do processo de concessão estão disponíveis no Diário Oficial do Estado, a partir da página 4.
Para participar do Programa Universidade Gratuita, o estudante deve estar regularmente matriculado em curso de graduação nas instituições universitárias cadastradas. Veja quais são as instituições participantes no link.
O período do cadastramento será definido pela Secretaria de Estado da Educação (SED) e o cronograma publicado em: http://ensinosuperior.sed.sc.gov.br/ para prévio conhecimento das datas limites.
Caso o estudante receba bolsa do UNIEDU ou do Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES) e tenha interesse em realizar o cadastro para participar do Programa Universidade Gratuita, deve, primeiramente, interromper o recebimento do benefício e realizar o cadastramento de acordo com o cronograma publicado no site.

O Programa Universidade Gratuita

O Universidade Gratuita é o maior programa estadual de formação superior do Brasil. É o apoio para quem quer estar em uma universidade mas tem dificuldade para pagar as mensalidades. Serão R$ 1,2 bilhão investidos até 2026, gerando até 70 mil vagas, sendo que até 28 mil delas ainda em 2023. O programa contempla várias universidades e centros universitários de todas as regiões do Estado.
Em contrapartida, os alunos retribuem com 20 horas de trabalho na sua área de formação, para cada mês que estudarem de graça. Isso pode ser durante o curso ou até 2 anos depois de se formar. As universidades participantes possuem um termo de cooperação com diversas instituições nas quais os alunos irão retribuir com o seu trabalho.
A classificação para o programa será feita considerando renda familiar, valor da mensalidade e despesas com moradia, saúde, entre outros itens. O programa beneficiará os candidatos nascidos em Santa Catarina ou que estejam morando no Estado há pelo menos 5 anos. Alunos que tenham cursado o ensino médio na rede pública terão prioridade. O resultado das inscrições sai em outubro e quem for selecionado já vai ter todo o segundo semestre de 2023 gratuito.

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News