CIPLA CONDOR GANHA SELO GPTW COMO EXCELENTE EMPRESA PARA TRABALHAR

A CIPLA Condor Indústria Plástica acaba de receber o prestigioso selo GPTW, que a reconhece como uma excelente empresa para trabalhar. Essa certificação é fruto de uma criteriosa pesquisa de clima organizacional realizada entre os dias 18 de março e 1° de abril.

FLORIANÓPOLIS: MINISTÉRIO PÚBLICO CATARINENSE VAI À COLÔMBIA CONHECER AÇÕES DE SEGURANÇA NAS ESCOLAS

- Advertisement -

MPSC INTERA COMITIVA DO COMSEG ESCOLAR QUE FOI A MEDELLÍN

O Coordenador do CIJE, Promotor de Justiça Eder Cristiano Viana integra a comitiva que embarcou para a Colômbia neste domingo (23/07). Na ocasião, representantes do Comseg Escolar terão a oportunidade de conhecer os planos estratégicos implantados pelo município de Medellín para prevenir e reduzir a violência nas escolas.
O Ministério Público de Santa Catarina é um dos representantes do Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg Escolar) que integra a missão internacional que foi a Medellín (Colômbia) conhecer ações realizadas na cidade colombiana que reduziram os índices de violência escolar.
“Essa pode ser uma experiência muito proveitosa para o Comseg na elaboração de ações para prevenir e reprimir a violência nas escolas de Santa Catarina”, considera Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (CIJE), Promotor de Justiça Eder Cristiano Viana que é o representante do MPSC na comitiva.

Viana disse ainda que a missão será uma oportunidade de obter informações importantes junto a pessoas que pensaram e executaram políticas públicas que foram bem-sucedidas no combate à violência escolar. “Esperamos ouvi-las a fim de sabermos como eles colocaram essas políticas públicas em prática. Ouvir também os alunos e professores para entender como eles receberam essas políticas e conhecer na prática como isso ocorreu”, complementa.
Os integrantes do Comseg terão a oportunidade de conhecer os planos estratégicos implantados pelo município de Medellín para prevenir e reduzir a violência nas escolas, além de realizar visitas a instituições educacionais, centros de inovação e tecnologia e comunidades beneficiadas com as iniciativas.
Segundo o coordenador do Comseg e presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), deputado Mauro de Nadal (MDB), Medellín foi considerada uma das cidades mais violentas do mundo nos anos 1990. Graças a diversas políticas públicas educacionais, como a construção de espaços culturais, bibliotecas, espaços verdes e melhoria na infraestrutura escolar – todas implementadas a partir de 2004 e com a participação da sociedade civil -, essa realidade mudou.
“As políticas públicas adotadas em Medellín reduziram significativamente o índice de fatos tristes como os que ocorreram nos educandários de Saudades e Blumenau, por exemplo. Então, estamos indo lá conferir de perto essas ações e ver como podemos integrá-las também à realidade catarinense”, disse Nadal.
Além do MPSC, participam da comitiva do Comseg Escolar representantes da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), da Polícia Militar (PM), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Secretaria de Estado da Educação.

COMSEG ESCOLAR

O Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg Escolar) é um grupo formado por mais de 30 entidades civis organizadas que buscam alinhar uma série de medidas de proteção às escolas catarinenses. Ele foi instituído pela ALESC em resposta ao ataque a creche de Blumenau em 5 de abril deste ano, do qual resultaram quatro crianças mortas e cinco feridas, e da série de ameaças a unidades escolares que se seguiram.
O grupo trabalha conjuntamente na construção de um projeto de lei amplo, que deverá ser apresentado à ALESC até o fim de agosto. Além disso, ele se divide em três grupos temáticos formados para debater estratégias para o enfrentamento do problema. Esses grupos realizam reuniões semanais e debates ampliados por meio de audiências públicas pelo Estado, com foco nas comunidades escolares.

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News