PORTO BELO REALIZA SEGUNDO ENCONTRO DE PESCADORES NA PRAIA DO BAIXIO

Na última terça-feira (23), cerca de 50 pescadores locais reuniram-se para o Segundo Encontro de Pescadores no Município de Porto Belo. Organizado pelo Governo Municipal em parceria com a Secretaria da Pesca e com apoio da Fundação de Esportes,

FLORIANÓPOLIS: PROCURADOR DE JUSTIÇA LANÇA O LIVRO “AS RAZÕES DE PUNIR”

- Advertisement -

EVENTO NA ACEDEMIA CATARINENSE DE LETRAS

O Procurador de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) Gilberto Callado de Oliveira lançou, na terça-feira (17/10), seu novo livro “As razões de punir”. Publicado pela editora Dois por Quatro, o livro foi lançado durante o evento comemorativo aos 103 anos da Academia Catarinense de Letras (ACL). Callado ocupa a cadeira 39 da ACL.
A obra se debruça sobre as diversas correntes de pensamento propostas pelas escolas penais que procuram justificar a punição dos crimes, cada uma a seu modo e sobre pilares diferentes. Do liberalismo penal ao positivismo garantista, a ênfase do autor está na visão realista da vida humana e social, proposta pela metafísica penal de Santo Tomás de Aquino, contemplando ideias de retribuição e expiação direcionadas ao arrependimento e à emenda do réu, com vistas à sua salvação eterna.

– O juízo de Deus é sempre conforme a verdade, mas o juízo dos homes apenas orbita em torno de uma certeza provável. Além do mais, não há presunção de imparcialidade e correção no julgamento se o julgador não crê na justiça divina (non praesumitur esse rectitude ubi vera fides non est) – defende Callado em seu livro.

Durante o evento, foram lançados também “Godofredo de Oliveira Neto: a vida pela literatura”, de Moacir Pereira (Cadeira 3); “Os dois mundos de Verena”, de Umberto Grillo (Cadeira 22); “Manoel e outros Osórios: memórias osórias fragmentadas”, de Amilcar Neves (Cadeira 32); e “Natal na casa dos leprosos”, de David Gonçalves (Cadeira 40), todos membros da ACL.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News

Isso vai fechar em 20 segundos