FLORIANÓPOLIS: SC TEM 138 MUNICÍPIOS COM OCORRÊNCIAS RELACIONADAS ÀS CHUVAS

- Advertisement -

MUITAS ÁREAS ALAGADAS NO VALE DO ITAJAÍ

Subiu para 138 o número de municípios com registro de ocorrências relacionadas às fortes chuvas que atingiram Santa Catarina. De acordo com o relatório da Defesa Civil do Estado, divulgado às18h desta quarta-feira, 11, permanecem em situação de emergência 98 cidades, a maioria delas no Vale do Itajaí. Segundo o monitoramento meteorológico do órgão, os temporais já atingem regiões como o Meio Oeste e devem avançar pelo estado durante a noite desta quarta.

Na imagem da composição dos radares em tons de laranja, vermelho e rosa é possível observar temporais intensos localizados no Meio Oeste, no fim da tarde de quarta-feira. Nas próximas horas, a instabilidade provocada pelo deslocamento de um sistema de baixa pressão, avança ainda mais por SC, o que combinado ao avanço de uma frente fria passa a favorecer a ocorrência de temporais também nas demais regiões catarinenses, com risco alto para ocorrências associadas a destelhamentos, quedas de árvores e galhos, alagamentos e deslizamentos e inundações, conforme avisos emitidos pela DC/SC.

AVISO METEOROLÓGICO

A chuva persiste em toda Santa Catarina. O somatório dos acumulados provocados pelos temporais e pela chuva persistente são elevados em todo o estado, marcando valores entre 70 e 100 mm nas áreas em laranja, que compreendem as áreas do Oeste, Meio Oeste, Planaltos, em todo o Vale do Itajaí, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Litoral Norte.
De forma pontual, os valores podem ultrapassar os 100 mm. Para o Extremo Oeste, destacados nas áreas em amarelo, os acumulados somam entre 40 e 70 mm. Devido aos acumulados observados nos últimos dias, somados ao observado neste evento, o risco para inundações é muito alto em todo o Vale do Itajaí, Planalto Norte, Planalto Sul e Litoral Sul. Na Grande Florianópolis, Litoral Norte e Meio Oeste o risco é alto.

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

De acordo com o relatório mais recente da Defesa Civil estadual, 98 municípios permanecem em situação de emergência. Equipes municipais com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Assistência Social e demais estruturas do Governo do Estado além de contar com o apoio de estruturas federais como a Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Polícia Rodoviária Federal prestam atendimentos aos afetados.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Nesta quinta-feira (12) a passagem de uma frente fria reforça as instabilidades em todo o estado. A chuva ocorre de forma contínua com moderada a forte intensidade, especialmente no período da madrugada e manhã. São esperados volumes elevados em todo o estado, mas principalmente entre o Meio-Oeste e o litoral, onde o risco é alto a muito alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, deslizamentos e inundações graduais, enquanto no Extremo Oeste e Oeste o risco é moderado a alto. Vento do quadrante norte virando para sul ao longo do dia, com rajadas entre 50 e 60 km/h. Temperaturas diminuem rapidamente à noite.

SEXTA-FEIRA (13)

Na sexta-feira (13) ainda há condições para chuva fraca na metade leste de Santa Catarina, devido ao fluxo de umidade do oceano em direção à costa. Já nas áreas do Oeste, uma massa de ar seco favorece o tempo firme. No amanhecer, as temperaturas ficam mais baixas em comparação aos dias anteriores, variando entre 6 e 9°C na Serra e entre 10 e 15°C no restante do estado. À tarde as temperaturas sobem pouco entre o centro e o leste catarinense por conta da nebulosidade, e as máximas não devem passar dos 18°C. Apesar de as chuvas cessarem, o risco continua alto a muito alto para ocorrências como deslizamentos e inundações graduais.

TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No sábado (14), tempo firme e com predomínio de sol em praticamente todas as regiões catarinenses. Apenas entre o Planalto e o Litoral Norte ainda há a possibilidade de chuva fraca. Temperaturas seguem baixas pela manhã e se elevam pouco à tarde. No domingo (15) uma área de baixa pressão favorece o retorno das chuvas pelo estado e as temperaturas voltam a subir à tarde, principalmente no Grande Oeste.

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News