Com a diminuição da chuva no estado as temperaturas estão acima da média.
O inverno chegou ao país na última quinta-feira, dia 20 de junho, prometendo ser mais quente que de costume no estado de Santa Catarina, com temperaturas acima da média, mas com boas chances de haver dias mais frios em julho, agosto e setembro, porém ainda com menos chuvas que em anos anteriores.
PRECIPITAÇÕES MENORES
Segundo as meteorologistas da EPAGR/CIRAM, Gilsânia Cruz e Marilene de Lima, até o fim deste mês de junho a previsão é de que as chuvas sejam um tanto mais freqüentes no Oeste do estado que no Litoral. Já nos meses de julho e agosto a chuva deve ser mal distribuída e com períodos de escassez, com valores abaixo da média climatológica. Porém, chuva forte, com totais elevados em curto intervalo de tempo, temporais com forte atividade elétrica (como raios, granizo, ventania e períodos de estiagem) também podem ocorrer neste período do inverno.
CLIMATOLOGIA
É apontado também pelas meteorologistas que os meses de junho e julho são bem parecidos em relação à média climatológica de chuva, variando de 70 a 140 mm do Planalto ao Litoral e, de 110 a 170 mm, do Extremo Oeste ao Meio Oeste. Já em agosto a média de chuva sobe um pouco em relação a julho, variando de 110 a 190 mm no Extremo-Oeste, Oeste, Meio-Oeste e Planalto e de 110 a 150 mm no Vale do Itajaí e Litoral.
A chuva é preferencialmente causada pela influência de frentes frias, sistemas de baixa pressão e a corrente de jatos (ventos fortes em altos níveis da atmosfera). Também é a época de atuação frequente dos ciclones extratropicais próximos ao litoral Sul do Brasil, que oferecem perigo às embarcações, com ventos fortes e mar agitado, que muitas vezes resultam em ressaca.
TEMPERATURAS
No trimestre, a previsão é de temperatura acima da média climatológica, em SC, ou seja – vai faltar frio na estação mais fria do ano. O que não significa que não vão ocorrer episódios de frio mais significativo, especialmente com a chegada de massas intensas de ar frio vindas do Sul do Brasil, associadas à condição de frio mais abrangente, com formação de geada ampla em Santa Catarina. Episódios de neve podem ocorrer associados às massas de ar frio, sobretudo no Planalto Sul. No entanto, neste inverno, não tem indicativo de frio duradouro, com poucos dias consecutivos de atuação de massas de ar frio que devem intercalar com períodos mais aquecidos. Também são esperados períodos de temperatura elevada (acima de 30ºC), caracterizando veranicos. Outra caraterística da estação são os nevoeiros, associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade, especialmente nos períodos matutinos.